A primeira derrota

O Sporting de Leonardo Jardim sofreu o primeiro revés da temporada, ao ser derrotado pelo West Ham United, na jornada inicial do Torneio Guadiana.

Foi um resultado que espelha a incapacidade da equipa leonina para impor o seu jogo, num encontro com um adversário tipicamente britânico, que apostou no futebol directo com muito confronto físico, sem que os Leões fossem capazes de meter a bola no chão e de fazer aquilo que habitualmente estas equipas inglesas detestam, ou seja trocar a bola e obriga-los a correr atrás dela.

Apesar de estar a ganhar ao intervalo, fruto de um penalti muito duvidoso, a 1ª parte foi o pior período do Sporting, que só nos instantes finais se conseguiu aproximar da área adversária.

No 2º tempo Leonardo Jardim fez duas alterações, lançando William Carvalho no lugar de Fabián Rinaudo, provavelmente com a intensão de dar mais musculo ao meio campo leonino, e o jovem Filipe Chaby substituiu Diego Capel, regressando assim o Sporting ao 4x3x3 hibrido que Jardim tem utilizado, actuando com apenas um extremo puro, depois de pela primeira vez a equipa se ter apresentado com dois alas bem abertos, que no entanto nunca conseguiram levar o jogo a desamparado Fredy Montero, claramente sem características para um jogo destes.

Estas substituições aparentemente surtiram efeito e o 2-0 esteve à beira de acontecer, no entanto num minuto o West Ham fez dois golos, dando a volta ao resultado quando menos se esperava e pondo a nu algumas deficiências do quarteto defensivo leonino, onde se estreou como titular o brasileiro Welder, enquanto Evaldo voltou a ter uma oportunidade para mostrar serviço. No entanto foi no centro da defesa que se viram as falhas de marcação fatais.

Leonardo Jardim ainda ensaiou uma estratégia com dois avançados, quando lançou Salim Cissé para a frente do ataque, recuando Fredy Montero para o apoio ao ponta de lança africano, mas já era tarde, embora tenha sido visível a falta que faz um homem de área a esta equipa.

Enfim foi uma derrota aceitável que acima de tudo se espera que tenha servido para que Leonardo Jardim tire as devidas ilações sobre o sucedido e proceda ás necessárias correcções, numa altura em que se aproxima o arranque da temporada.

Comentários