Um plantel em construção

Bruno de Carvalho já avisou que não é possível passar da pior época de sempre para a melhor, o que é óbvio, até porque a verdade é que olhando para o plantel que está a ser construído, verificamos que se calhar em termos gerais a qualidade baixou.

Saíram quatro jogadores (Miguel Lopes, Joãozinho, Bruma e Van Wolfswinkel) que eram titulares indiscutíveis no final da temporada anterior, isto sem esquecer Stijn Schaars, que não fosse a lesão que sofreu, provavelmente também teria um lugar cativo no onze leonino e Rui Patrício que só não será vendido se não tal não se proporcionar.

Em termos de contratações chegaram dois laterais brasileiros que só o tempo dirá se serão capazes de acrescentar alguma coisa em relação aos jogadores que saíram, ou pelo menos de dar as mesmas garantias.

O centro da defesa e a substituição de Van Wolfswinkel eram os grandes desafios de Augusto Inácio, pois parece-me claro que o Sporting precisa de um patrão para a sua defesa e de dois pontas de lança que garantam golos.

No entanto sem dinheiro a opção para a posição de central recaiu sobre um brasileiro desconhecido, que dificilmente será o tal patrão que atrás referi, podendo ser quanto muito mais um para competir com os jovens que procuram um lugar no centro da defesa leonina.

Para o ataque vieram Salim Cissé, um jovem com um ano de futebol profissional, em quem seguramente viram qualidades para no futuro ser um ponta de lança a sério, mas que ainda tem um longo caminho a percorrer, e Fredy Montero, um colombiano que não é propriamente um homem de área, mas admito que isso até se enquadre numa estratégia de Leonardo Jardim, que poderá preferir um ataque mais móvel, em vez do tradicional trio com dois extremos e um homem de área.

Para além disso regressaram alguns jogadores que estavam emprestados, entre os quais William Carvalho parece ser aquele que mais impressionou o treinador do Sporting, que também terá à sua disposição a rapaziada da Equipa B, que já disse presente na Taça de Honra.

O Sporting já fez três jogos, mas infelizmente nenhum deles teve direito a transmissão televisiva, pelo que assim se torna difícil avaliar o que está a ser feito, mas o grosso do plantel já está formado, agora as entradas deverão estar dependentes de eventuais vendas, mas já não se esperam grande mexidas, pelo que teremos um plantel jovem e sem grandes estrelas. Esperemos que Jardim consiga fazê-las nascer.



Comentários