Bruma

O Bruma tinha 15 anos e já havia muitos abutres à volta dele, numa discussão que até meteu ao barulho uma briga pela tutela do miúdo, e na verdade as Direcções anteriores nunca conseguiram resolver esse problema convenientemente.

Não sei se o Godinho Lopes teve a oportunidade de lhe renovar o contrato e a desperdiçou por pura incompetência, ou se simplesmente foi mais um a ser enrolado pelos comissionistas que andam à volta deste processo, que na minha opinião deveria ter sido prioritário, pois trata-se realmente de um jogador daqueles que não engana.

Não acho que o Sporting deva fazer contratos profissionais com todos os seus juniores, mas há alguns que se percebe que tem tudo para darem jogadores, pelo que é conveniente acautelar atempadamente os interesses do Clube e portanto neste caso até aceito que a promoção de Bruma à equipa principal deveria ter sido acompanhada da actualização e prolongamento do seu contrato, pelo que ao não tomar as devidas providencias nesse sentido, a Direcção anterior foi imprudente, um erro que a actual Direcção repetiu ao deixar o jogador ir para o Mundial sem o assunto resolvido, mesmo que nessa altura as coisas já estivessem mais complicadas.

Na Turquia Bruma foi muito valorizado e a situação agravou-se de tal forma que eu vi logo que talvez já não fosse possível segurá-lo, até porque também já se percebeu que a SAD precisa urgentemente de facturar e se calhar este jovem guineeense passou a ser o seu activo mais valioso, até porque a venda de Rui Patrício parece estar cada vez mais longe de se concretizar.

De regresso a Portugal percebeu-se que o discurso de Bruma tinha mudado. Seguramente que lhe encheram a cabeça com propostas milionárias e o seu rumo estava traçado, pois o Sporting não tem condições para subir a parada.

Com as posições extremadas os representantes do jogador assumiram o divorcio litigioso, deixando Bruno de Carvalho numa posição muito difícil, porque a verdade é que se a resolução deste problema seria uma grande vitória para o Presidente do Sporting, a perda deste jogador não pode deixar de ser considerada uma derrota para ele, que será ainda maior se Bruma for para o Benfica e principalmente se ele acabar no Porto.

Não sei quem é que tem razão em termos legais, mas espero que o departamento jurídico do Sporting tenha estudado bem o caso, pois o advogado do jogador foi logo avisando que o contrato para a próxima temporada não era válido. Se assim for e a Direcção do Sporting não o tiver percebido, então já entraremos no campo da habitual incompetência que reina há muitos anos no Sporting.

No meio disto tudo o menos culpado é o miúdo, que para além de não estar preparado para esta confusão toda também não tem que o ajude. De um lado tem uma cambada de chulos que tudo vão fazer para mamarem à custa dele, do outro um Clube que forma bons jogadores mas que não consegue criar laços de afinidade com eles.

Esse é um problema que já se arrasta há anos e que não se resolve de um dia para o outro, sendo pois mais um desafio que se coloca a esta Direcção que se calhar vai ter de sacrificar algum jogador para começar uma mudança de comportamentos na Academia. Só lamento que esse jogador venha a ser Bruma, e ainda por cima nas circunstâncias actuais.

Comentários