Apresenta-se o Sporting de Jardim

O Sporting 2013/14 apresentou-se ontem ao seu público depois de um estágio no Canadá, e começou da melhor forma, derrotando o Real Sociedad, uma boa equipa da Liga Espanhola.

O resultado foi bom, mas a exibição não foi, nem podia ter sido, brilhante, embora já haja muita coisa interessante para contar. Principalmente na 1ª parte o Sporting deu algumas boas indicações, mas depois o natural desgaste, as substituições e até a subida de rendimento dos bascos que correram atrás do prejuízo, alteraram significativamente o cariz do jogo, que terminou com o Sporting encostado à sua área, numa altura em que se percebeu que o processo de transição para o ataque rápido, ainda não está trabalhado.

Na baliza Rui Patrício mostrou porque é que é o jogador mais valioso de plantel e Marcelo Boeck apareceu estranhamente intranquilo, ele que pode estar à beira de ter a oportunidade que espera.

Em termos defensivos na 1ª parte tivemos um quarteto bastante subido no terreno, o que significa alguns riscos e obriga a ter defesas rápidos. Ontem funcionou quase sempre bem, mas essa será uma situação a rever nos próximos jogos. Na 2ª parte a equipa recuou e teve algumas dificuldades, principalmente nas laterais, onde Cédric Soares e Jefferson deram muito espaço.

Gostei de Maurício, um jogador determinado que não brinca em serviço, esperemos que esta boa impressão inicial se confirme. Quanto a Eric Dier este jovem inglês não sabe jogar mal, e mostrou mais uma vez a sua grande personalidade, agora no centro da defesa onde aparece como uma opção muito válida, até porque Tiago Ilori nem foi apresentado, o que pode indiciar que a "guerra" com Zahavi ainda não acabou.

Foi no meio campo que estiveram as grandes figuras do jogo, com Adrien Silva à cabeça, agora que finalmente parece ter encontrado aquele que é o seu lugar no terreno, esperemos que não se lembrem de o vender em nome da maldita austeridade.

Em grande também esteve o jovem William Carvalho, que para já garantiu um lugar no plantel e que na minha opinião tem tudo para ser o trinco que tanta falta nos faz, pois como aqueles que me visitam este espaço sabem, Fabián Rinaudo nunca me convenceu e ontem voltou a mostrar os mesmos defeitos de sempre. De resto para esta posição há ainda o Fabrice Fokobo, que ontem se desenrascou bem como central, mas que na minha opinião tem tudo para ser um belo trinco.

Muito interessante foi o posicionamento de André Martins na meia direita, alternando de posição algumas vezes com Labyad, que voltou a não justificar minimamente o facto de ser um dos jogadores mais bem pagos do plantel. Esta é uma dinâmica a rever, que poderá compatibilizar dois jogadores que à partida concorriam pelo lugar mais atacante do meio campo.

No lado esquerdo Diego Capel e André Carrillo foram inconsequentes, de resto parece-me que neste flanco o peruano não rende nem metade daquilo que vale quando actua no lado contrário, onde Ricardo Esgaio deu boas indicações, no pouco tempo que esteve em campo.

Na frente Salim Cissé lutou muito, mas vai ter de evoluir bastante para se tornar no avançado que tanta falta faz a esta equipa, onde se estreou Fredy Montero, que compreensivelmente pareceu um peixe fora de água.

Boas indicações deu Wilson Eduardo, principalmente quando apareceu nos flancos, o que pode ser um trunfo para este jovem jogador, pois parece-me que Leonardo Jardim prefere avançados com muita mobilidade, aos tradicionais extremos mais fixos que apoiam o homem de área.

Do que não gostei mesmo foi do equipamento alternativo e das meias pretas no equipamento principal e lamento a idiotice do costume de alguns adeptos, que teimam em ir ao Estádio para assobiarem, como se viu ontem ainda na 1ª parte, quando Labyad complicou um bocadito.


Comentários