A guerra continua

Durante a Campanha eleitoral Bruno de Carvalho afirmou que tinha apresentado o seu plano financeiro à banca, da parte da qual tinha tido "boa receptividade", mas ao mesmo tempo foi avisando que quando se sentasse com eles como Presidente do Sporting, deixaria bem claro que era ele quem mandava no Clube e depois também disse que as verbas necessárias para a gestão corrente até ao final da época seriam asseguradas pela própria banca, estando incluídas no tal plano de reestruturação, garantindo assim que não haveria nenhuma rotura de tesouraria.

Na altura eu pensei cá para mim: se o tal Ricciardi for o sacana que pintam, amanhã o BES vem dizer que apenas recebeu o  Bruno de Carvalho como candidato à Presidência do SCP e que não houve entendimento nenhum, o que arruma logo com o este candidato.

No entanto como isso não aconteceu, pensei: se calhar eles sabendo que o  Bruno de Carvalho tem grandes probabilidades de ganhar as eleições e não tendo nenhum interesse em afundar o SCP, estão dispostos a ajudar e o tal Ricciardi até é um grande sportinguista.

Mas afinal parece que o plano ainda era mais maquiavélico, porque aparentemente o que eles fizeram foi não só fechar a torneira do crédito, como congelar todas as receitas, porque o SCP está em incumprimento com as suas obrigações de devedor e tem todos os seus bens penhorados.

Ou seja, ou  Bruno de Carvalho arranja dinheiro noutro lado, ou aceita as condições que lhe impuserem, ou então chegam a um entendimento, que como o Presidente disse não vai agradar a ninguém, o que já revela alguma abertura dele para fazer cedências, restando saber até onde é que os donos do dinheiro estarão dispostos a chegar.

Há aqui duas questões que me parecem muito criticáveis:
1) A banca que durante anos tolerou gestões ruinosas e o incumprimento da parte do SCP, porque eram eles que escolhiam os gestores do Clube, agora vem exigir a uma Direcção que entrou hà 15 dias, a regularização desses incumprimentos, provocando a asfixia do Clube e pondo em causa a sobrevivência do mesmo, numa manobra que não sendo ilegal é inqualificavel e reveladora de que estarão comprometidos com algo de muito grave que se passou no SCP nos últimos anos.

2) Do outro lado parece-me evidente que  Bruno de Carvalho tinha a obrigação de estar preparado pelo menos para o primeiro embate, ficando claro que ele entrou no Clube com uma mão à frente e outra atrás, ambas cheias de nada, ficando à espera que fossem aqueles que afrontou a viabilizar os seus planos. Acho que isto tem mais de loucura do que de ingenuidade, porque era evidente que não lhe iam facilitar a vida e ele teria de estar minimamente preparado para isso.

Fica também confirmado que o principal problema do Sporting não é a crise do futebol, nem sequer a questão financeira, o grande problema é esta guerra que partiu o Clube a meio e que o está a matar lentamente, de tal forma que estamos num ponto que me faz lembrar a lenda do Rei Salomão. Será que querem que o menino fique inteiro, ou preferem matá-lo?

Comentários