O que segura Godinho Lopes?

O projecto de Godinho Lopes falhou em toda a linha. Em termos financeiros a situação agravou-se com os fortes investimentos na equipa de futebol, falando-se até num crescimento do passivo que poderá rondar os 100 milhões de Euros, e ao que parece o buraco na tesouraria é de 5 milhões por mês. E quanto aos prometidos investidores, nem vê-los.

Desportivamente o desastre ultrapassou tudo o que era possível imaginar, a famosa dupla Duque/Freitas que era o grande trunfo de Godinho Lopes para o Futebol, afinal apenas conseguiu construir uma equipa que parece condenada à pior classificação de sempre do Clube, ao ponto de pela primeira vez na história se falar na descida de divisão, depois de se ter andado quase um mês à procura de um treinador e numa altura em que a SAD continua sem um Director Desportivo.

Internamente a desejada pacificação do Clube tornou-se impossível e da guerrilha já se passou à guerra aberta, de tal forma que já ninguém a credita que Godinho Lopes seja capaz de dar a volta por cima, mesmo que ele continue a dizer que está a trabalhar no sentido de garantir a sustentabilidade do Clube/SAD, e que agora tenha descoberto a virtudes da aposta na formação, o que na realidade é apenas a consequência da necessidade de se reduzir os custos do Futebol.

Perante isto há duas coisas que são difíceis de explicar:
i) O que é que faz com que Godinho Lopes esteja agarrado à cadeira do poder, ao ponto de se sujeitar a tornar-se no primeiro Presidente destituído pelos sócios em Assembleia Geral?
ii) Porque é que à excepção de Bruno Carvalho e dos sócios anónimos, toda a gente acha que os mandatos são para cumprir, mesmo que não se vislumbre nenhuma saída para actual situação do Clube, com esta Direcção?

Acho que Godinho Lopes só tinha a ganhar se reconhecesse que falhou, saindo com dignidade. Assim arrisca-se a ser visto apenas como um mero empregado dos Bancos de que o Sporting está refém, e que não o deixam sair enquanto não arranjarem um sucessor, ou um candidato a esse lugar, uma missão que dificilmente alguém vai aceitar, até porque não será fácil para a "oligarquia" ganhar outras eleições e nesta Direcção já não há ninguém com peso para ser cooptado.

Julgo que as eleições antecipadas serão inevitáveis e portanto quanto mais depressa melhor para o Sporting, e não vejo nenhum perigo de vazio de poder, pois seguramente não faltarão candidatos. Se vão oferecer garantias ou não, essa será outra questão, mas que vão ser mais do que um, isso vão de certeza.

Portanto não há porque estar a adiar o inevitável, desligue-se a máquina e venham daí tratamentos de choque, porque já ninguém aguenta esta morte lenta.

Comentários