Elementar meu caro Bettencourt, elementar

A corda estava esticada, Ricardo Sá Pinto inventou e a corda rebentou com estrondo, de tal forma que voltei a lembrar-me das declarações premonitorias de José Eduardo Bettencourt, no dia em que afirmou que ainda iríamos ter muitas saudades de Paulo Bento. Era caso para dizer "elementar meu caro Bettencourt, elementar".

E agora o desafio nem é escolher um treinador, o verdadeiro problema será descobrir um treinador que esteja disposto a vir para o Sporting, e reparem que eu nem disse "um bom treinador".

A verdade é que os bons ou estão empregados ou então não vão querer vir para um Clube que se transformou num verdadeiro cemitério de treinadores, ainda por cima para pegarem num plantel desequilibrado no inicio de uma temporada que já está se não perdida, pelo menos muito complicada.

Já há muito tempo que digo que o principal problema do Sporting nem é o treinador, no entanto já na altura das eleições de Março de 2011 defendia a necessidade de contratar um estrangeiro com algum prestigio, daí que até me arrepiei quando Van Basten apareceu como um forte candidato ao lugar e não fiquei particularmente entusiasmado com a alternativa Domingos Paciência. Na altura preferia o Frank Rijkaard, mas como para isso ia ter de levar com o Futre e o outro....

Enfim confesso que estou muito pessimista quanto ao nome que vai sair da lista de contactos do Carlos Freitas, mas diga-se de passagem que desta vez a tarefa do homem não é fácil, de tal forma quem nem me atrevo a sugerir nomes.

Comentários

  1. Será que é assim tão dificil encontrar quem queira treinar o Sporting? Eu confesso que ainda acho que continua a ser um cargo apetecível, dada a grandeza do clube... e algum prestígio amealhado na Europa. Acho que grande parte dos treinadores terão autoconfiança para pensar que com eles no leme, o Sporting terá sucesso. Pelo menos com os estrangeiros penso que assim será.

    Mas de facto não é tarefa fácil encontrar um bom treinador para o Sporting neste momento.
    Não tenho assim nenhum nome que diga de caras que era esse que queria. Mas gostava de um treinador com perfil de futebol ofensivo, eventualmente holandês, que é uma escola de futebol que me agrada.
    Mas principalmente gostava que fosse um bom treinador em termos tacticos. Que conseguisse trabalhar a equipa de forma a que esta apresentasse um futebol ofensivo, agradável à vista e eficaz (claro :)).
    Com um treinador destas características penso que será mais fácil de potenciar os jovens talentos que temos na nossa equipa e na equipa B.

    Como tal, penso que Scolari seria uma má opção. Tenho muito apreço por ele, penso que foi um excelente seleccionador português, mas penso que é mais seleccionador que treinador. Parece-me fraco em termos tácticos e com métodos de treino ultrapassados. É muito forte em termos de grupo, disciplina e motivacionais, mas penso que isso poderia ser positivo agora de início mas passado algum tempo iria-se notar demasiado as suas deficiências tacticas. Como tal Scolari por agora não obrigado.

    Dos nomes falados... Ernesto Valverde tem alguns títulos na Grécia, se bem que é no Fc Porto de lá, por isso não sei bem se será realmente bom. Mas à primeira vista não parece mal de todo.

    Estive a ver e quer Van Basten quer Riijkard estão empregados... esses agradavam-me...

    Saudações Leoninas,
    Atento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa-me um bocado falar de nomes, mas nesta altura isso é inevitavel, e como nesta altura não há muita gente disponível a lista até não é muito grande.

      Mas não me parece que o Sporting seja nesta altura um clube muito atractivo, principalmente para os melhores, ainda por cima porque pelo que se diz querem fazer um contrato de curta duração.

      Também simpatizo com o Scolari, mas não encontro uma única razão para o escolher.

      Depois há nomes que me assustam como Adrianse, Luis Enrique, britânicos ou italianos e mesmo o Van Basten que até agora só foi seleccionador da Holanda.

      Por falar nisso o Bert van Marwijk não seria dos piores, e o Rijkaard é um daqueles que duvido que queira vir.

      Fala-se muito do Valverde, se calhar é o que se pode arranjar, mas venha quem vier não lhe invejo a sorte.

      Eliminar

Enviar um comentário