Xandão complica

Depois de vários jogos a insistir num modelo de jogo que não resultou, Ricardo Sá Pinto resolveu finalmente alterar, retirando Adrien Silva de um lugar para o qual não me parece vocacionado, e entregando a batuta a Izmailov, voltando assim a jogar com dois extremos, enquanto Elias apareceu mais solto, deixando para Gelson Fernandes o trabalho "sujo" no meio-campo.

Ou seja Ricardo Sá Pinto escolheu o esquema e o onze em que eu teria apostado, com excepção do lateral esquerdo, que no entanto é uma questão menor, mas apesar da equipa me parecer bem escalada e ter dominado completamente o jogo na 1ª parte, a verdade é que foi muita parra e pouca uva, pois raramente a bola chegou com perigo à área do Basileia, que no entanto só no final da 1ª parte é que começou a sair do seu meio-campo.

De qualquer forma não havia razões para não acreditar que o golo iria aparecer mais tarde ou mais cedo, só que Xandão cometeu um erro imperdoável e estragou tudo. Com 10 jogadores o Sporting nunca mais conseguiu mandar no jogo, e foram os suíços que passaram a controlar as operações, de tal forma que velhos fantasmas pairaram em Alvalade.

As alterações que Ricardo Sá Pinto fez na equipa não resultaram, mas diga-se que eu não teria feito diferente. No entanto com a saída de Elias  o Sporting perdeu o meio campo, uma vez que Izmailov mostrou não ter pedalada para valer por dois, daí que se justificasse a sua substituição por André Martins, que também não acrescentou nada à equipa.

No fim o treinador ainda tentou lançar Labyad no lugar do extremo que estava a render menos, mas o marroquino também não se mostrou inspirado, pelo que o empate acabou por ser inevitável num jogo que ficou marcado pela expulsão de Xandão, e onde mais uma vez a equipa não funcionou, mesmo quando tinha 11 jogadores em campo, nem foi capaz de disfarçar a inferioridade numérica a que ficou sujeita muito cedo.

Começa a ser difícil perceber o que é que se passa neste Sporting, e Ricardo Sá Pinto está a revelar muitas dificuldades em dar a volta ao texto, de tal forma que os lenços brancos já apareceram nas bancadas, onde ele é tradicionalmente muito querido.

No final o treinador disse que esta equipa está a precisar de um golo, eu diria que talvez esteja a precisar é de um treinador, mas agora o mal está feito.

Comentários

  1. Ontem de facto a equipa pareceu-me bem montada, seguindo novamente com a alteração no meio campo, adiantando Elias para o seu lugar.
    A única alteração que eu faria na equipa era como dizes o lateral esquerdo, que confesso não perceber a razão de insistir numa alteração à equipa do ano passado precisamente onde estávamos melhor. Insúa foi unânimemente considerado o melhor lateral esquerdo do campeonato da época passada, começou bem esta época, pelo que não percebo a insistência em Pranjic.
    Dito isto, gostaria de realçar que até ontem foi a primeira vez em que achei que Pranjic fez esquecer Insúa, pois pareceu-me que fez uma bela exibição.

    Bom, mas se a equipa inicial me pareceu bem escalada, não concordo com as substituições efectuadas, tirando talvez a primeira.
    O erro de Xandão deitou de facto muito a perder e de facto impunha-se a entrada de Carriço. Quanto à saída de Elias... até compreendo dado que ele fez um jogo desinspirado e pareceu-me novamente amuado, não sendo o único mas já vou a isso mais adiante.
    No entanto eu tiraria Capel. Se não nesta substituição, na seguinte. Sinceramente parece-me ser actualmente o elo mais fraco do ataque. Na realidade voltou a melhorar mais no fim do jogo a jogar do lado direito e cansado. Mas acho que está em muito má forma. Penso que se deveria apostar em Labyad de um lado e Carrillo no outro, colocando Capel mais perto do fim. Outra hipótese seria testar Pranjic a extremo, a posição dele.

    Bom, mas voltando ao jogo, eu teria tirado o Capel e colocado Izmailov no lado direito ou esquerdo, trocando com Carrillo. Não teria tirado Carrillo que continua a ser o único que dá sempre alguma esperança de fazer alguma coisa. Izmailov eventualmente não teria andamento para o jogo todo (apesar de não me ter parecido muito desgastado). A entrada de André Martins pareceu-me mal, pois penso que é um jogador com um raio de acção muito curto, algo que seria mau a jogar com 10, mas até nem entrou mal, se bem que os passes para WW ficaram sempre curtos.

    Resumindo: acho que Sá Pinto leu mal o jogo nas substituições, na altura pareceram-me mal, principalmente deixar lá Capel o tempo todo e ter tirado Carrillo e ainda ter colocado André Martins, mas tudo isso era discutível, existem outros problemas que me esgotaram a paciência...

    Atento

    ResponderEliminar
  2. Bom desta vez para variar não estamos totalmente de acordo, pois eu acho que o Carrillo na 2ª parte desapareceu completamente e o Capel não esteve assim tão mal, e uma vez que o Izmailov não ia poder jogar o jogo todo a entrada de Andé Martins pareceu-me obvia pois era um jogador que podia equilibrar as forças no meio campo e dar mais verticalidade ao jogo. O que não resultou mesmo foi a 1ª substituição, na altura estive de acordo mas se fosse agora teria tirado logo o Izmailov.

    Uma coisa é certa Sá Pinto não está a conseguir, parece-me que a derrota na Final da Taça foi fatal para ele

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Na sexta-feira acabei por não ter tempo para completar o meu raciocínio.

    Quanto ao jogo em si, como dizes, de facto o Capel acabou por fazer um bom final de jogo, mas penso que na primeira parte teve rendimento nulo, daí dizer que preferia que fosse ele a sair. Quanto ao Carrillo, é dos jogadore ofensivos que me dá sempre esperança de que saia alguma coisa dele, se bem que ele é um dos que mais desespera nos finais de jogo, quando as coisas não correm bem, como aconteceu neste jogo. De qualquer forma no calor do jogo as opções não me pareceram as melhore, mas admito que todas as opções eram discutíveis.

    Agora, aquilo que eu queria ainda dizer, foi que na quinta-feira saí de Alvalade com a sensação de que não vamos lá com Sá Pinto. Estou mesmo a pensar que ele ainda tem muito a evoluir como treinador para que possa ser treinador para o Sporting.
    Digo isto não por opções mal feitas, o que neste jogo nem foi mau de todo, mas porque me parece que os próprios jogadores estão descrentes na ideias do treinador. Sinto isso em vários jogadores, sendo que Elias será um dos que noto mais.

    Além disso, na época passada Sá Pinto entrou bem, colocando a equipa a jogar da forma que teria de ser dadas todas as condicionantes, quer em termos físicos, quer em termos de jogadores que tínhamos e as equipas que tinhamos de enfrentar. Ou seja, optou por um esquema que privelegiava a segurança defensiva e as transições rápidas para o ataque. Esse esquema funcionou de forma excelente contra equipas fortes, principalmente na liga Europa. No entanto contra as equipas portuguesas típicamente defensivas não resultou tão bem, sendo o melhor exemplo o ocorrido na final da Taça.

    Para esta época esperava-se que Sá Pinto aproveitasse a pré temporada para preparar a equipa para jogar de forma mais ofensiva, dando-lhe ao mesmo tempo uma preparação física melhor. Em termos fisicos, a equipa não parece estar muito bem.
    Mas pior que isso é a forma de jogar, onde ele não conseguiu dar o salto para um futebol mais ofensivo. Uma da razões parece-me que tem a ver com o esquema de meio campo, onde já tenho batido muitas vezes, apostando demasiadas vezes em dois médios muito recuados. Mas mais do o esquema tactico, penso que é a mentalidade e posicionamento defensivo que a equipa mantém durante demasiado tempo.
    Por exemplo, sempre que a equipa adversária tem a bola, a equipa não faz pressão alta, opta por se organizar atrás e esperar por eles. Ora com equipas que jogam para não perder, é o mais fácil, dado que se podem limitar a trocar a bola lá atrás e o Sporting não pressiona. Isto funcionava com equipas fortes, e admitia-se no ano passado quando já estávamos no final da época e a equipa fisicamente de rastos. Não se admite esta época com equipas pequenas e numa altura em que temos obrigação de estar bem fisicamente.
    É uma mentalidade de equipa pequena, que penso não dar confiança aos jogadores e desespera os adeptos, como ocorreu com o Basileia em algumas vezes. Ou seja, apesar de estarmos a jogar num esquema teoricamente mais ofensivo, a mentalidade continuava a ser defensiva. Além do posicionamento defensivo, também ofensivamente não atacamos com muitos, deixando demasiadas vezes Ricky sozinho, o que não o beneficia em nada, ainda para mais numa altura em que ele não está no seu melhor em confiança.

    Por tudo isto, eu penso que ou Sá Pinto dá a volta à situação muito rapidamente, ou seja, já hoje com uma exibição mais positiva e principalmente com uma vitória. Ou então é melhor ser substituído, sendo que aqui reside um problema... que é de onde iriamos agora buscar um treinador com o perfil certo...

    Atento

    ResponderEliminar
  4. Eu penso mesmo que caso não ganhemos hoje frente ao Gil Vicente será melhor trocar de treinador. No entanto, isso não deverá ser feito a qualquer custo. Ou seja, não devemos trocar só por trocar. Acho que não podemos apostar mais em treinadores de futuro, temos de apostar num treinador de presente, alguém que consiga pegar numa equipa jovem como a nossa, que ao mesmo tempo tem valor, e que consiga incutir princípios de jogo e uma táctica que potencie os valores.

    No entanto para dizer a verdade não estou a ver ninguém com o perfil certo que esteja desempregado nesta altura... e dadas as escolhas dos últimos anos temo que a substituir não venha ninguém melhor. Se assim for prefiro que se mantenha Sá Pinto até que se encontre a solução perfeita (se é que ela existe).

    Por norma não sou a favor da troca de treinadores, e neste momento sou-o, porque acho que Sá Pinto não está a conseguir comandar assertivamente uma equipa com valor. No entanto sou a favor de o manter se não conseguirmos ir buscar um grande treinador, o que confesso que não será fácil.

    Saudações Leoninas,
    Atento

    ResponderEliminar
  5. Quanto à equipa para hoje, espero que Boulahrouz já esteja a 100%, senão lá continuará Xandão, jogador em que tinha esperança... mas acho que é melhor o holandês.

    Portanto apostaria em Rui Patricio, Cedric, Boulahrouz (Xandão), Rojo e Insúa (Espero que regresse mesmo à equipa, apesar de ter gostado mais de Pranjic no último jogo). No meio campo manteria Gelson como trinco e jogava com Elias mais à frente e Izmailov ao seu lado. Nas alas mantinha Carrillo e apostava finalmente em Labyad, preferencialmente do lado esquerdo mas trocando com Carrillo. Na Frente Ricky.

    Ou seja, manteria +/- o esquema do jogo com o Basileia com a alteração do corredor esquerdo jogando com Insua e Labyad. Acho que Izmailov poderia fazer trocas com Labyad e mantínhamos uma maior dinâmica ofensiva. Caso o jogo se mantenha encravado poderia entrar Valentin Viola para jogar mais próximo de Ricky, retirando um jogador mais recuado, ou mesmo Labyad, dando a esquerda a Izmailov, que se calhar também não jogará o jogo todo, e aí entraria Capel.

    Bom, independentemente da tactica ser esta, interessa é conseguir a vitória e depois uma exibição convincente, que dê confiança aos adeptos e principalmente... aos jogadores.

    Saudações Leoninas,
    Atento

    ResponderEliminar
  6. Estou plenamente de acordo em relação à questão do treinador. Deveriam ter trocado no final da temporada, agora só se a situação se tornar insustentavel, mas talvez a época já esteja perdida

    ResponderEliminar

Enviar um comentário