Tudo muito previsivel

O Sporting arrancou no Campeonato com um empate a zero em Guimarães, um resultado de certa forma previsível, tal como previsíveis foram o onze escalado por Ricardo Sá Pinto e a exibição da equipa, que apenas confirmou tudo o que tinha mostrado na pré temporada.

Assim tivemos um Sporting regra geral seguro na defesa e com muita posse de bola, mas com grandes dificuldades para criar oportunidades de golo, exercendo um domínio infrutífero, com um jogo de tanta paciência, que por vezes até nos faz perdê-la.

Sá Pinto ao intervalo tentou mexer na equipa, mas sinceramente não percebi o alcance da troca de Adrien Silva por André Martins, que na verdade não alterou nada, parecendo-me que teria sido melhor lançar Labyad que já entrou tarde.

É de facto uma equipa esquisita este Sporting de Sá Pinto, que parece ter finalmente encontrado o equilíbrio defensivo e tem bons jogadores, mas depois falta qualquer coisa, sendo que neste caso a "coisa" são os golos.

No geral até percebo aquilo que parece ser a ideia de Sá Pinto, mas as coisas não estão a funcionar no ataque, não sei se porque Van Wolfswinkel não está a atravessar um bom momento, ou se é a bola não chega ao holandês, talvez porque falta um jogador que jogue mais próximo dele.

O que é certo é que ou os golos começam a aparecer, ou Sá Pinto vai ter de mudar alguma coisa.

Comentários

  1. Concordo com a análise feita. De facto o ataque não está a funcionar, falta ali alguma coisa. Um facto é que Van Wolswinkel não está de facto nada bem, algo que se arrasta já há muito tempo e que se está a tornar preocupante para mim.
    No entanto se calhar como dizes isso pode ser resultante de estar a jogar muito sozinho, sem apoio, uma vez que ele não tem características que o permitam resolver sozinho, ou seja, não é bom no um para um, e além disso também não é muito bom de cabeça que o permita receber cruzamentos das laterais e ganhar aos centrais. Só marca de cabeça quando não tem oposição, e para isso precisa que apareça mais gente dentro da área, algo que não tem acontecido muito.

    No entanto parece-me que o grande problema continua a estar no meio campo e na disposição em que Sá Pinto tem insistido. É que no jogo com o Olimpiakos parecia que ia mudar para o esquema da formação (6, 8 e 10), mas na verdade em Guimarães foram novamente 2 médios defensivos e um 10. E como tínhamos já concordado, neste esquema precisamos de alguém realmente desiquilibrador na posição 10, algo que nem Adrien nem André Martins são. Assim, parece-me que este esquema só tem pernas para andar se o Labyad se afirmar nessa posição, o que me parece complicado pois ainda é muito jovem, e além disso, segundo comentou o Luis Freitas Lobo, na Holanda os melhores jogos que lhe viu foram como extremo, nunca como 10.

    Penso assim, que penso que seria melhor mudar o esquema do meio campo para um médio defensivo mais posicional (Gelson ou Rinaudo), dando assim liberdade para Elias se preocupar mais em atacar do que defender. Depois poderá optar por um médio mais ofensivo como Adrien ou André Martins, ou então por Schaars (jogando assim com dois 8s) mas dando ainda mais liberdade a Elias. Ou seja, o meio campo dos melhores tempos de Domingos.

    Isto são apenas ideias, mas parece-me de facto que precisamos mudar alguma coisa ali no meio para sermos mais incisivos a atacar.

    Outro pormenor que me pareceu ser importante no mau rendimento ofensivo em Guimarães foi a exibição mais apagada de Capel, que acabou por não fazer nada no jogo todo e me pareceu que poderia ter saído mais cedo.

    Saudações Leoninas,
    Atento

    ResponderEliminar
  2. E vamos ver que jogador é o Viola, que pelo que sei não é propriamente um ponta de lança, mas em certas circunstâncias pode-se jogar com dois avançados, embora isso obrigue a algumas alterações.

    De qualquer forma se este 4x3x3 continar a não resultar o Sá vai ter de fazer alguma coisa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário