Troféu Cinco Violinos

O Sporting conquistou a 1ª edição do Troféu Cinco Violinos ao derrotar por 1-0 o Olimpiakos, num jogo em que Sá Pinto já terá apresentado um esboço daquilo que será a sua equipa base para a época que está prestes a arrancar.

No final do jogo o treinador leonino afirmou que a equipa já está pronta para o que aí vem, mas eu não estaria tão seguro disso, pois o que se continua a ver são muitas dificuldades em conseguir criar oportunidades de golo e um futebol algo pastoso na construção do jogo.

É verdade que a defesa parece muito melhor com a dupla Boulahrouz/Marcos Rojo, enquanto no lado direito Cedric Soares está a confirmar as boas indicações dadas em Coimbra, mas o meio campo ainda não encontrou o melhor posicionamento, embora apararentemente Elias e Adrien Silva sejam os jogadores em vantagem na discussão pelos três lugares em aberto, o que deixa apenas uma vaga para ser discutida por muita gente com qualidade.

No jogo de ontem Gelson Fernandes apareceu na posição de trinco, dando maior liberdade a Elias para aparecer junto da área adversária, mas este esquema que me parece ser o ideal ainda está muito emperrado, depois da insistência de Sá Pinto no 4x2x3x1 que sem um 10 deixa de fazer sentido.

No ataque Van Wolfswinkel aparece fora de forma, mas por enquanto ainda não se sabe o que vai dar Valentín Viola, e nem houve ainda a possibilidade de experimentar o 4x4x2 que poderá vir a ser uma alternativa no futuro.

Quem deu boas indicações foi Labyad, que mostrou que tem potencial para discutir um lugar na equipa.

Enfim este Sporting parece ter bons jogadores, mas ainda está longe de ser uma boa equipa, resta saber se Ricardo Sá Pinto tem unhas para conseguir potencializar todo o talento que tem ao seu dispor.

Comentários

  1. Também a mim me parece que o esquema apresentado ontem é o melhor face aos jogadores que temos. De facto sem um 10 desiquilibrador, faz mais sentido um meio campo como o de Domingos no ano passado na nossa melhor fase, ou seja um médio defensivo e dois 8's rotatitvos (no caso Rinaudo, Schaars e Elias). Eu diria que neste momento poderiam ser também estes três no meio campo, no entanto ontem foi dada primazia a Gelson em detrimento de Rinaudo, penso que por Gelson estar mais adiantado na sua preparação, e a Adrien em detrimento de Schaars, que também parece estar em melhor momento, gostei dele nos últimos jogos.
    Já agora só mais uma nota acerca do esquema de ontem, pareceu-me no estádio que o meio-campo não se dispôs bem da mesma forma do ano passado, com um 6 e dois 8's, mas sim com um 6 (Gelson), um 8 (Elias) e um 10 (Adrien) dado que Adrien pisou sempre terrenos bem mais adiantados que Elias. No entanto este esquema continua a ser bem melhor que o 4x2x3x1 dos primeiros jogos, dado que dá mais segurança defensiva com Gelson (ou Rinaudo), lutadores incasáveis, e também dá mais liberdade a Elias, fazendo-o sentir-se no seu habitat natural.

    Saudações Leoninas,
    Atento SCP

    ResponderEliminar
  2. Foi exactamente essa a impressão com que fiquei. O Adrien não sendo um 10 puro, apareceu com mais liberdade para jogar perto da área, enquanto o Elias desempenhou as tarefas de um "box to box".

    Digamos que é um meio campo nos moldes que se trabalha na Academia, com um 6, um 8 e um 10.

    ResponderEliminar
  3. Quanto à defesa, parece que os 4 que jogaram de início neste jogo vão mesmo ser a aposta inicial de Sá Pinto. Parece-me uma boa defesa, a comprovar em competição.
    Tenho gostado cada vez mais de Cedric e estou esperançado que nos vamos dar bem com ele, se bem que me continua a fazer alguma confusão a relegação de Arias para a equipa B. No entanto parece que tem trabalhado muito bem lá e não me admira que em breve volte à equipa A fazendo uma grande disputa com Cedric. Quem me parece que vai mesmo acabar ultrapassado é Pereirinha que continua sem se conseguir afirmar.

    Na lateral esquerda continuamos bem, com Insua e agora com uma boa alternativa.

    Nos centrais continuamos com opções a mais. Tenho gostado de Rojo e Boulahrouz, se bem que Boula ainda não me convenceu totalmente, parece-me que não é muito bom de pés e comete alguns erros a saír a jogar que não são admissíveis num jogador com a sua experiência. Espero que tenham sido ultrapassados esses erros e não se repitam em competição. Penso que o 3º central será Xandão e nesta pré-época Carriço demonstrou ser o pior dos 5, no entanto parece ser Onyewu que se quer dispensar. Tenho pena pois gosto dele como jogador e como profissional, mas também me parece demasiado caro para suplente, pelo que compreendo a sua saída se se confirmar.

    De qualquer forma, parece-me que temos uma melhor defesa que no ano passado e finalmente estamos livres das paragens de Polga. :)

    ResponderEliminar
  4. Quanto a extremos penso que estamos muito bem servidos com Capel, Carrillo, Jeffren e Labyad (que parece ser opção aqui e não como 10...).
    Temos no entanto ainda mais 3 opções: Pranjic que me parece ser mesmo um extremo esquerdo; Izmailov que parece que deve estar de saída, pelas declarações dele após o Euro, pela lesão na pré-época que não parecia ser nada de especial e que o impediu de jogar qualquer jogo, além de na última semana antes do Olimpyakos supostamente estar bem e depois nem no banco se sentou. Tudo indica que saia, tenho pena, mas também já é tempo a mais sem jogar e parece-me que há ali também problemas psicológicos e não só fisicos, pelo que só espero que façam algum dinheiro com ele; e ainda temos o Wilson Eduardo, que penso não tem nível para ali estar e deveria ser emprestado ou até vendido. Parece-me que tem algum talento, mas não tem intensidade nem garra para jogar ali, pelo que deveria ser emprestado a uma equipa com um nível superior ao Olhanense e depois logo se via.

    Penso que dado o esquema em que jogamos é importante ter vários extremos de qualidade, mas também temos a equipa B que pode ajudar em alguns casos, pelo que não faz sentido ter um plantel tão extenso. Assim penso que não faz mesmo sentido continuar com Wilson Eduardo até porque nunca foi opção nos jogos particulares como ponta de lança.

    Labyad e Izmailov (se ficar) também podem ser opções como 10 e serão mais desiquilibradores que qualquer um dos que têm sido opção, mas também me parece que já temos muitas opções para o meio campo.

    Ainda hoje vi uma notícia que dizia que se Izmailov saísse ainda deveria entrar algum reforço. Espero que se isso acontecer, o reforço não seja alguém das mesmas características, mas antes uma opção para a posição 9...

    É que na frente temos Van Wolswinkel em muito má forma neste momento e o avançado contratado (Valentin Viola) parece não ser opção para jogar na posição 9, mas antes para um eventual esquema alternativo de 2 pontas de lança ou até como mais uma opção na alas. Ora se assim for, parece-me que continuamos sem alternativas a Ricky, até porque Rubio parece ter regredido neste ano e foi (muito bem) relegado para a equipa B, onde espero que consiga evoluir para voltar mais forte.

    Saudações Leoninas,
    Atento SCP

    ResponderEliminar
  5. No Geral estou de acordo com o que dizes, excepto no que diz respeito ao Boulahrouz que me tem surpreendido pela positiva

    ResponderEliminar

Enviar um comentário