Para começar não está mal

A Equipa B do Sporting já leva três jogos nesta sua nova experiência agora num campeonato muito competitivo como é o da 2ª Liga, e para já depois da derrota em Oliveira de Azemeis frente a um candidato à subida, vieram duas vitória em Rio Maior, pelo que teremos de considerar este percurso como positivo ou pelo menos normal.

Não vi o primeiro jogo, mas pelo que li os miúdos deram baile, mas acabaram por ser surpreendidos de uma formal algo ingénua num lance de bola parada, perante uma equipa experiente que depois de se apanhar a ganhar não de hipóteses.

O jogo com o Guimarães esteve longe de ser brilhante, pois do outro lado estava uma equipa que se fechou muito bem lá atrás não dando espaços, mesmo quando ficou com um jogador a menos.

Diga-se que na minha opinião a opção de Oceano Cruz ao colocar Gael Etock como uma espécie de nove e meio, ou seja um segundo ponta de lança que tem de ajudar o meio campo quando a equipa defende, não foi muito feliz, tendo a equipa melhorado um pouco com a entrada de Filipe Chaby.

No jogo com  a Covilhã o treinador leonino voltou a insistir neste esquema de jogo agora com Nii Plange atrás de Betinho, e foram naturais as dificuldades do Sporting perante uma equipa que jogavam num 3x5x2 com um meio campo muito povoado.

No entanto depois de um período pouco conseguido e ainda por cima marcado por um enorme frango de Vítor Golas, os miúdos reagiram muito bem principalmente depois do golo do empate.

Daí para a frente tivemos um Sporting mais confiante e depois da expulsão de Tarcisio, Oceano Cruz mexeu muito bem e com as entradas de Iuri Medeiros e Diego Rubio deu a volta ao jogo.

De realçar ainda a espectacular defesa de Vítor Golas, que à beira do fim segurou os 3 pontos, compensando a infelicidade que tinha tido no inicio do jogo.

Olhando para esta equipa vejo 7 ou 8 jogadores com potencial para triunfarem pelo menos no futebol português, assim tenham cabeça e oportunidades, no entanto isso nem sempre é fácil num clube que apesar de falido continua a gastar dinheiro em contratações incompreensiveis e a ter adeptos com pouca sensibilidade para compreenderem as diferenças entre o futebol juvenil e o futebol profissional e sem paciência para aceitarem os erros normais destes miúdos, isto para além de por vezes parecerem completamente alheados da realidade do que é o Sporting.

Portanto o mais certo será que a maior parte destes jovens fiquem pelo caminho ou sejam aproveitados por quem sabe e pode, porque em Alvalade serão apenas candidatos a vitimas de estimação dos assobiadores de serviço, e ou são como o "franguicio" que foi capaz de resistir a tudo e mais alguma coisa, ou então põe-se a milhas logo que puderem.

Comentários

  1. De facto em termos de resultados, não estamos mal. Penso que estamos perfeitamente dentro do expectável.
    Concordo que existem ali vários jogadores com potencial para se afirmarem e acho que esta equipa é muito boa para dar estaleca a estes jovens jogadores, espero que seja bem aproveitada.

    Quanto aos jogos em si, há a realçar que me parece que o esquema tactico apresentado parece-se em muito com o esquema utilizado por Sá Pinto na equipa principal, o que faz todo o sentido. É ligeiramente diferente do esquema da formação, nomeadamente na constituição do meio campo, fazendo uma dupla de médios mais defensivos e um número 10 mais à frente. Se bem que o posicionamento desse 10 parece ser mais à frente do que na equipa principal, talvez tb pelas características dos jogadores que aí têm jogado.

    O problema é que me parece que este esquema de meio campo parece não estar a resultar muito bem na equipa principal, como já tenho comentado... Tenho esperança que o esquema resulte rapidamente ou que se mude para o esquema da formação. Confesso que tenho receio que se esteja a apostar num esquema que não venha a resultar e que com isso se esteja a perder tempo, mas vamos ter esperança de que tudo vai correr bem.

    Quanto aos jogos da equipa B, só vi o de apresentação, a 1ª parte com o Guimarães e os primeiros 15 minutos e os últimos 20 deste jogo.

    Gostei bastante da apresentação, penso que fizémos um excelente jogo faltando apenas consistência e perdemos por erros graves do árbitro.

    No jogo do Guimarães confesso que tive medo. No início parece que não sabiam jogar futebol, estavam todos a tremer, depois melhoraram um pouco mas acho que o penalty caiu do céu e safou-nos a vitória. Num jogo em que esperava bem melhor, dado que estavam a jogar contra jovens como eles e não contra uma equipa experiente.

    Neste jogo vi o início a estávamos novamente muito receosos e ainda por cima sofremos aquele golo que me pareceu que nos ia deixar por terra. Voltei a ver +/- quando foi a expulsão e aí gostei bastante da equipa, pelo menos até marcarmos e começarmos a tremer de novo. Dois bons golos de pontas de lança, foi algo muito importante. Espero que ambos se afirmem, seria muito positivo.

    De qualquer forma, parece que temos ali bons valores, espero que consigam evoluir muito durante esta época.
    Só mais uma nota, por todos os momentos que vi, nunca gostei de ver o Esgaio a jogar a extremo. Quando ele esteve melhor foi quando ontem passou para lateral. Agora que temos Arias de facto faz sentido que ele jogue mais à frente, mas parece-me que se ele tem futuro é mesmo como lateral. E já agora, parece-me que João Gonçalves podia-se desvincular, acho que já não tem futuro no Sporting, com tantas lesões que já teve e com os vários jovens que temos para a posição.

    Saudações Leoninas
    Atento

    ResponderEliminar
  2. Tens razão em relação ao Gonçalves, pois ele dificilmente vai chegar à equipa principal, mas por outro lado é um dos jogadores mais experientes desta Equipa B, o que ajuda muito num campeonato como esta 2ª Liga, principalmente na defesa.

    Não tenho desgostado do Esgaio como extremo, embora me pareça que está longe de ter o talento de Bruma e Iuri, mas é um jogador interessante que oferece à equipa uma consistência táctica que os outros dois pelas suas caracteristicas não podem dar. Acho que pode ser opção para os dois lugares, embora a concorrência na defesa seja maior.

    Também me parece que a aposta no tal nove e meio não tem resultado, de resto não percebo a contratação do Plange, que me parece um jogador que não acrescenta nada a uma equipa onde por incrivel que pareça há três prometedores pontas de lança.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário