Finalmente golos

O Sporting goleou o Horsens por 5-0 e garantiu tranquilamente o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, mas nem o resultado nem a exibição me deixaram particularmente entusiasmado, pois estes dinamarqueses são do pior que já vi nas competições europeias e só por sorte é que já não tinham sido goleados no jogo da 1ª mão.

Ricardo Sá Pinto insistiu no mesmo modelo de jogo que tem utilizado, talvez com Elias mais próximo de Adrien Silva, como que seguindo as recomendações do nosso ilustre seguidor Atento, e na verdade desta vez resultou, de tal forma que até o intranquilo Van Wolfswinkel voltou aos golos. Mas lá está, do outro lado a oposição era muito fraca.

Mesmo assim houve alguns sinais de intranquilidade durante a 1ª parte, o que se compreende dada a situação da equipa, mas depois do 3-0 os golos vieram como ketchup e só não foram mais porque Ronnow voltou a brilhar na baliza dinamarquesa.

Depois do 5-0 a equipa entrou em fase de descompressão, que até deu para estrear esta época o Daniel Carriço e outra vez no meio-campo, onde me parece que não deverá ser opção, a não ser que o Fabián Rinaudo esteja mesmo podre, mas provavelmente terá sido apenas um prémio para a dedicação e profissionalismo do jovem Capitão leonino.

Outro que se estreou foi Danijel Pranjic‎, uma situação que depreendo resulta da normal gestão do plantel, e o croata fez uma exibição regular, num jogo que lhe colocou poucas dificuldades, mas parece-me um bom jogador, embora continue a pensar que foi uma contratação desnecessária e que vai ser mais um para ficar encalhado.

Agora temos uma paragem, vamos ver como é que a equipa reaparece e se há novidades até ao fecho do mercado, mas como disse no inicio da crónica, estes 5-0 não me deixaram muito entusiasmado, quero ver é o que vem a seguir.

Comentários

  1. Bom dia,
    Finalmente chegaram os golos e alguma felicidade ao sair de Alvalade.

    Ontem quando cheguei ao estádio e me apercebi da equipa inicial fiquei apreensivo. Em vez da aposta em Labyad continuávamos com os mesmos jogadores no meio campo e a única alteração na equipa era precisamente onde estávamos bem, ou seja tirar o Insúa e meter o Pranjic, ou seja, acho que ficávamos pior. No final do jogo continuo convencido que foi pior, apesar da exibição de Pranjic não ter sido má. Quanto a gerir fisicamente, pode ter sido isso, mas dado que agora paramos 15 dias e o Insua nem vai à selecção, não me pareceu muito necessário. Diria que terá sido mais um prémio e uma forma de motivar o croata.

    Bom, mas iniciado o jogo deu para ver que existia afinal uma alteração no esquema de meio campo. Desta vez Sá Pinto "fez-me a vontade" e adiantou Elias para jogar mais ao lado de Adrien do que de Gelson. Foi mais um triângulo invertido, ao jeito do esquema da formação. Para mim com estes 3 jogadores no meio campo, é o esquema que faz sentido, beneficia os três, pelo menos pareceu-me ontem e já tinha essa ideia. Por um lado, pareceu-me que o Gelson se sente melhor sozinho à frente da defesa. Diga-se que gostei muito da exibição dele, é um verdadeiro "kenyano", sempre a correr e a dar tudo em todas as jogadas, muito rápido.
    Quanto a Elias voltei a achar que a motivação dele naquela posição é diferente, entregando-se mais ao jogo e acrescentando mais ao ataque (marcou um belo golo e falhou um no início quase escandaloso). No rendimento do Adrien não notei grandes melhorias, voltou a estar pouco inspirado, mas parece-me que tem mais condições para render melhor assim, menos adiantado e dividindo as despesas ofensivas com Elias.

    Sendo assim, com este esquema de facto não fazia sentido a entrada de Labyad para o meio. Gostaria que ele tivesse entrado para o lugar de Capel na segunda parte, colocando-o na esquerda e Jeffren na direita, mas SP resolveu premiar Carriço e lá terá as suas razões. Já agora diga-se que voltei a não gostar muito da exibição de Capel... começo a achar que ele joga melhor nos finais de jogos quando os adversários já estão cansados... sendo assim não sei se não seria melhor testar Labyad a titular fazendo Capel entrar mais perto do fim.
    Já agora Jeffren voltou a mostrar não estar bem... dá-me a impressão que está com um grave problema mental. Agora que as lesões parecem estar ultrapassadas, talvez fosse bom investir num bom psicólogo...

    Finalmente Wolswinkel voltou a marcar, o que espero que tenha um bom efeito na sua cabeça e consequentemente no seu rendimento e da equipa.

    Voltei a gostar muito de Cedric e só tenho pena que não tenhamos um ponta de lança poderoso no jogo aéreo para aproveitar os muitos cruzamentos excelentes que faz por jogo.

    O mercado de transferências está a fechar e parece que vamos ficar mesmo com o plantel assim, quanto muito sairá mais alguém. Tenho pena de não entrar outro ponta de lança, mas vamos ter fé que tudo correrá bem assim.

    Quanto a saídas é que continuamos ter negócios "da treta" como se esperava. Pongolle rescinde, e se calhar ainda temos de lhe pagar. Bojinov emprestado ao Verona da Série B. Turan emprestado a um clube turco... pensei que ia ser titular na equipa B, afinal nem nessa equipa tem lugar, sendo que nem tinha um concorrente muito forte...

    Enfim, vamos esperar que estes 15 dias sem competição sejam muito bem aproveitados por Sá Pinto para ensaiar este esquema tactico diferente, e que a equipa apareça em grande no próximo (e muito dificil) jogo na Madeira com o Maritimo.

    Saudações Leoninas,
    Atento

    ResponderEliminar
  2. Pois é verdade o mercado fechou e não veio mais ningém, agora só se desencatarem um desempregado.

    Por outro lado saiu o Onyewu, parece-me uma opção aceitável, embora ele tenha sido o central com melhor rendimento na época passada, mas sendo um jogador caro e principalmente um jogador que leva algum tempo a adequerir forma, pelo que precisa de jogar e não me parece que fosse uma boa opção para estar no banco, ou era titular ou era dispensavél.

    A questão dos laterais esquerdos da equipa B e dos juniores é que começa a ser preocupante. Se era para dispensar este Turan que está visto não é grande coisa, então deviam ter ficado com o Rodolfo Simões que não me parece inferior ao Mika, assim este fica como único lateral esquerdo dos BB e até já jogou na Next Generation porque não há nenhum lateral esquerdo nos Juniores, onde o central Ricardo Tavares é que tem feito o lugar.

    Enfim parece-me que há aqui uma ausência total de planeamento

    ResponderEliminar
  3. De facto eu não sabia que havia toda essa escassez de laterais esquerdos nos juniores e na equipa B. Assim concordo contigo na falta de planeamento adequado para esse sector.
    O Turan deve mesmo ser fraquinho, e provavelmente também deve ser demasiado caro, senão mantinham-no na mesma por lá. Esta ida para a Turquia deve ser só uma forma de se livrarem do ordenado dele.

    Abraço,
    Atento

    ResponderEliminar
  4. O Turan é mais uma contratação com a marca Carlos Freitas, outro para ficar encalhado à procura de quem lhe pegue.

    Quanto aos Juniores acabei de saber que o Ricardo Tavares que sempre foi central e capitão das equipas do Sporting e das Selecções nacionais, não cresceu aquilo que se esperava, pelo que devido a haver muitos centrais com qualidade na nossa formação, resolveram apostar nele como lateral esquerdo em virtude de o considerarem um jogador com muito potencial que não deveria ser desaproveitado, esperemos que dê certo.

    De qualquer forma mesmo contando com ele são apenas dois laterais esquerdos para duas equipas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário