Ronaldo faz-nos sonhar

Obrigado a ganhar por dois golos de diferença, Bert van Marwijk apostou numa estratégia de ataque total, cedendo às pressões da imprensa holandesa que exigia que ele arriscasse tudo.

No entanto não é por se jogar com cinco avançados que se marcam muitos golos, e deixar um homem quase sozinho a correr atrás da bola, contra um meio campo que a sabe esconder como é o caso do português, é no mínimo um risco enorme, até porque a defesa holandesa não é grande coisa e no ataque português estão jogadores letais como Nani e Ronaldo.

Mesmo assim o jogo começou de feição para a Holanda, com Portugal a entrar com algumas cautelas tentando gerir a situação sem precipitações, mas o golo de Van der Vaart obrigou a equipa a reagir, o que mais uma vez aconteceu logo de imediato.

Cristiano Ronaldo deu o mote e levou a equipa ás costas até ao empate, partindo completamente a equipa holandesa com uma exibição memorável, e ao intervalo Portugal já justificava a vantagem no marcador.

Na 2ª parte vivemos durante algum tempo no fio da navalha, pois um golo da Dinamarca ou da Holanda punha-nos fora do Europeu, no entanto Ronaldo estava nos seus dias e voltou a partir completamente uma equipa que dava todo o espaço do mundo para Portugal desferir os seus contra ataques venenosos.

Nani ainda desperdiçou uma oportunidade flagrante, mas depois Ronaldo matou o jogo com um golo magnifico e só foi pena aquela bola no poste, porque ele merecia ter feito o "hat-trick".

Com a Holanda arrumada, a Alemanha passou a estar em risco e o que é certo é que eles reagiram e rapidamente também marcaram, resolvendo a questão deste grupo onde passaram as duas melhores equipas.

Depois de Ronaldo ter arrasado no campo, foi a vez de Paulo Bento brilhar na conferência de imprensa, onde o Seleccionador Nacional não teve medo de constatar aquilo que é uma realidade, obrigando uns quantos cabeçudos a enfiarem uma enorme carapuça.

Agora estamos nos quartos de final e teremos pela frente uma República Checa que pratica um futebol muito físico com o qual temos tradicionalmente grandes dificuldades, pelo que o único factor que me pode levar a dar um ligeiro favoritismo a Portugal é o Ronaldo, que realmente pode desequilibrar, mas vai ser um jogo muito difícil e equilibrado, quem pensar o contrário pura e simplesmente não percebe nada de futebol.

Comentários