Ronaldo faz-nos sofrer

Sou um admirador do Cristiano Ronaldo, um jogador que já ultrapassou tudo o que eu imaginava que ele pudesse fazer, e sempre acreditei que este rapaz era capaz de ir muito longe. Por isso não compreendo algumas das criticas que lhe são feitas em Portugal, onde há alguma dificuldade em reconhecer-lhe o devido valor, o que na minha opinião só tem duas explicações: em primeiro lugar o facto dele não ter ligações ao Benfica, pois se tivesse a nossa imprensa dar-lhe-ia o dobro do destaque que dá e já o teria posto no céu; E depois alguma mesquinhez e inveja que são muito típicas do povo português.

Posto isto tenho de dizer que a exibição de Cristiano Ronaldo no jogo contra a Dinamarca foi simplesmente inacreditável, a pior que já o vi fazer e sou um espectador habitual dos jogos o Manunited e o Real Madrid.

Por norma estamos sempre à espera que os grandes jogadores como Ronaldo resolvam os jogos, mas neste caso o que aconteceu foi que ele não só falhou duas oportunidades flagrantes para o fazer, como nunca ajudou convenientemente a defender o seu lado, por onde os dinamarqueses aproveitaram para criar algum perigo e chegar ao empate.

Valeu aquele momento de inspiração de Varela, para salvar a cabeça de Ronaldo, que no entanto não se livra de uma chuva de criticas, que desta vez até são justificadas. Vamos a ver qual será a sua resposta no jogo com a Holanda, onde ele terá de se libertar da clara crise de ansiedade que atravessa.

De resto o jogo foi fraquinho, com a Dinamarca a entrar melhor mas Portugal a marcar dois golos que aparentemente seriam suficientes para resolver a questão, no entanto o 2-1 sofrido à beira do intervalo reabriu o jogo.

Na 2ª parte os dinamarqueses mostraram grandes dificuldades em chegar à nossa área, e Ronaldo deveria ter matado o jogo, mas falhou inacreditavelmente e por duas vezes, mas também não se percebeu muito bem porque se levou tanto tempo a tapar o lado direito do ataque dinamarquês, por onde eles canalizaram todo o seu jogo e chegaram ao empate.

A reacção voltou a ser boa, mesmo sem Ronaldo e com um Nélson Oliveira ainda sem estaleca para estas cavalgadas, e o golo de Varela acaba por ser uma compensação ao que nos acontecera com a Alemanha, num jogo onde tal como neste, o empate talvez tivesse sido o resultado mais justo, mas o futebol é assim mesmo, principalmente a este nível onde não há grandes desequilibrios de forças. São os detalhes que acabam por fazer a diferença e no fim em ambos os casos ganhou a equipa mais forte.

Com este resultado fica tudo em aberto e julgo que o empate com a Holanda deverá ser o suficiente para nos garantir a qualificação, mas quem joga para empatar geralmente perde, o que não quer dizer que devemos entrar de peito aberto, pois são eles que tem de ganhar obrigatoriamente, o que até nos poderá dar algum espaço para contra atacar. No entanto temos de corrigir a questão do último passe e esperar que finalmente o Ronaldo apareça.

Comentários