Centrais

E chegámos àquele que é há vários anos o ponto fraco do plantel do Sporting, de tal forma que desde a saída de André Cruz que nos falta um verdadeiro patrão na defesa.

Polga foi titular praticamente indiscutível durante 9 anos, mas nunca conseguiu assumir esse papel, embora tenha feito boas épocas, mas à medida que o tempo ia passando, foi acumulando e repetindo erros, de tal forma que na minha opinião já não deveria ter renovado o seu contrato, da última vez.

Carriço prometeu muito mas não só não evoluiu, como até regrediu, e na última temporada acabou por ser desviado para o meio campo, onde na minha opinião não tem caracteristicas para triunfar. Assim penso que deve ser como central que Carriço pode jogar, mas terá de ter sempre a companhia do tal patrão e aí sim veremos se tem capacidade para se impor, ou se definitivamente passa a pertencer ao rol das eternas promessas.

Esta época foram contratados três centrais, mas nenhum deles é aquele jogador que o Sporting precisa. Onyewu é um central experiente e muito forte no jogo aéreo, mas em termos de velocidade e mobilidade, deixa muito a desejar. Mesmo assim pode ser um jogador útil se tiver ao seu lado um central com outras caracteristicas, por isso eu cheguei a dizer que gostava de o ter visto jogar ao lado  do Carriço, embora na minha opinião sejam mais concorrentes do que parceiros, simplesmente porque nenhum deles tem caracteristicas para ser o tal patrão que nos falta.

Xandão chegou a meio da época e tinha a atenuante de ter vindo de um futebol muito diferente, pelo que merece pelo menos o beneficio da dúvida e mais algum tempo para se adaptar. Vejo-o como um concorrente dos dois anteriormente referidos e vou aguardar pelo seu rendimento na próxima época, no entanto não me entusiasmou.

Incompreensivel foi a contratação de Rodriguez, um central perfeitamente vulgar que toda a gente já conhecia, e que ainda por cima esteve quase sempre lesionado e teve um comportamento pouco correcto, parecendo estar mais preocupado com a sua Selecção do que com o Sporting. Se era para isto mais valia terem dado uma oportunidade ao Mexer, que também não me parece jogador para o Sporting, mas pelo menos aguentava-se em pé.

Portanto a prioridade terá de ser a contratação de um grande central, e aqui já não há margem para se voltar a falhar. Depois de encontrado esse patrão restará escolher o seu parceiro, o que será uma questão de experimentar e acreditar que um dos outros três pode casar bem com o tal patrão.

Para a equipa B temos várias opções, como Pedro Mendes, Nuno Reis e Tiago Ilory, isto para além de Eric Dier que sendo ainda júnior já anda a jogar um ano à frente há algum tempo, pelo que deverá ser integrado neste escalão.

Na eventualidade de se considerar que algum destes jogadores deve evoluir noutro patamar, então teremos de encontrar outras alternativas, podendo-se eventualmente contar com Juary e Serôdio, que andaram pela 2ª divisão, mas que julgo que ainda ainda pertencem ao Sporting, ou até encontrar uma alternativa fora do lote dos emprestados, isto se for possível descobrir algures algum central prometedor e barato.

De qualquer forma é aqui que está o grande desafio de Carlos Freitas: encontrar finalmente um patrão para a defesa do Sporting. Esperemos que finalmente acerte.


Comentários