Sá Pinto e a Taça

Por norma sou contra as chicotadas psicológicas pelo que não aplaudi o despedimento de Domingos Paciência, mesmo que nunca tenha sido um grande entusiasta da sua contratação, e apesar de me parecer que perante as várias adversidades que se foram atravessando no caminho deste treinador, penso que ele terá sido o primeiro a baixar os braços, mostrando que lhe faltava raça e motivação para continuar a lutar. Julgo que terá sido isto que quem trabalha directamente com a equipa de futebol terá detectado, e consequentemente motivado a decisão de mudar de treinador a meio da época.

Ricardo Sá Pinto foi a escolha de Godinho Lopes para o lugar de treinador. Vinha da equipa de Juniores onde estava a fazer um magnifico trabalho, mas era naturalmente encarado com alguma desconfiança, não só pela sua inexperiência, mas também devido ao seu passado cheio de alguns episódios polémicos. Tinha no entanto a vantagem de ser bem visto junto da generalidade da massa adepta e principalmente entre as claques, pelo que naquela altura foi a solução possível, e de certa forma até conveniente.

A verdade é que Sá Pinto acabou por superar as expectativas, surpreendendo pela serenidade e inteligência como foi capaz de gerir a situação, começando por não mexer muito naquilo que estava feito, ao mesmo tempo que conseguiu unir o grupo e transmitir-lhe a alma e a raça que sempre o caracterizaram enquanto jogador, fazendo com que a equipa voltasse a acreditar, e aproveitando o balanço de um magnifico percurso na Liga Europa, onde o Sporting caiu apenas nos últimos instantes das meias-finais frente ao Athletic de Bilbau, e de uma forma inglória, quando Bucareste estava ali tão perto.

No Campeonato ainda houve espaço para um ou outro mau resultado e exibições menos conseguidas, mas na generalidade a equipa melhorou, e a quebra do Sp. Braga na ponta final, chegou a reacender a esperança de se chegar ao 3º lugar, mas não se podia exigir muito mais.

Sá Pinto conquistou primeiro o balneário e depois reforçou a sua empatia com as bancadas, de tal forma que hoje ninguém ousa pôr em causa a sua continuidade à frente da equipa, mas atenção que a vitória na Final da Taça de Portugal é uma condição obrigatória para que este clima de confiança e tranquilidade se mantenha, pois já se sabe que no futebol tudo pode mudar de uma semana para outra.

Penso que a prestação de Sá Pinto foi muito positiva e se é verdade que teve momentos de alguma sorte, outros houve que a sua intervenção no jogo foi determinante, o que revela a sua capacidade para aprender depressa, daí que acredite que ele possa vir a ser um excelente treinador, assim lhe dêem condições para isso, mas primeiro è preciso ganhar a Taça.

Comentários