Outra vez 1-0

Terceiro jogo em Alvalade com Sá Pinto como treinador principal, e terceira vitória por 1-0, sempre dentro dos mesmos principios de jogo, assentes no 4x3x3 que Domingos tinha trabalhado, mas com a equipa um pouco mais encolhida atrás, para não dar espaços nas suas costas, uma manobra defensivamente acertada, mas que por outro lado deixa Van Volkswinkel muito sozinho na frente.

Ontem foi o Rio Ave que entrou melhor no jogo, e nos primeiros minutos até parecia que era o Sporting que ia jogar no contra-ataque, mas com o passar do tempo a equipa começou a tomar conta do jogo, mas sempre dentro da nova filosofia, onde já não há lugar para a pressão alta, que se chegou a ver em Alvalade no principio da época, até porque longe vão os tempos em que a equipa parecia respirar saúde.

Assim o futebol apresentado é menos ofensivo e mais a fazer lembrar os tempos de Paulo Bento. Ou seja, Sá Pinto está a enfrentar a situação com muito realismo, porque em primeiro lugar é preciso recuperar a equipa fisica e animicamente, para então depois se ver o que pode ser feito para melhorar em termos exibicionais.

É claro que jogando assim, e quando os adversários não tem grandes atributos, como é o caso deste Rio Ave, o jogo fica desinteressante e torna-se fundamental marcar primeiro, havendo sempre um grau de probabilidade maior do que isso aconteça, dada a diferença de valores individuais, e foi isso que ontem aconteceu, quando Izmailov fez o golo da vitória.

A partir daí todas as alterações feitas por Sá Pinto, foram no sentido de dar mais consistência à equipa, enquanto do outro, lado o Rio Ave nunca mostrou coragem nem capacidade para fazer muito mais do que fez, mas mesmo assim o empate poderia ter acontecido, na sequência de dois erros, o primeiro numa perda de bola de Van Volkswinkel que deixou a equipa pela primeira vez em contra pé, e o segundo quando à beira do fim, o até aí impecável Polga, ficou a ver Anselmo atacar a bola, valendo a falta de pontaria do avançado vilacondense.

Já na 1ª parte o Rio Ave tinha estado por duas vezes muito perto do empate, mas Marcelo voltou a mostrar que com os guarda redes não temos problemas, e João Tomás por pouco que não acertou na baliza, quando se esqueceram dele no segundo poste.

Quanto ao Sporting, as oportunidades também não foram muitas, a mais flagrante terá sido a de Insúa logo a abrir, quanto ao resto o guarda-redes do Rio Ave não fez uma defesa digna desse nome, e Van Volkswinkel não rematou uma única vez à baliza.

Por enquanto isto tem chegado, vamos ver quando for preciso mais, e para já o regresso de Capel é uma boa noticia, e também não desgostei do Xandão, pelo menos não inventa.

Pareceu-me um pouco estranha a opção de deixar o Rui Patrício de fora e depois dizer que ele merece descansar, acho que não há necessidade de inventar motivos para se especular, e os papagaios já começaram a lançar as suas dúvidas sobre este caso. De qualquer forma, Marcelo voltou a responder bem, como de costume.

E pronto, a estrelinha de Sá Pinto continua a brilhar, vamos ver se ele aproveita a embalagem e não perde a cabeça e estraga tudo.

Comentários