Deu galo

Apesar do Sporting ter perdido, esta não foi na minha opinião, a pior das exibições, isto pelo menos em relação ao que tenho visto ultimamente, parecendo-me que a equipa melhorou em alguns aspectos, principalmente devido às entradas de Van Volkswinkel e André Santos.

O avançado holandês, pelo menos enquanto pôde, mostrou que sabe mexer-se na área e com ele as coisas tornam-se mais complicadas para as defesas adversárias, no entanto com o passar do tempo começou a acusar a paragem e só ficou em campo até ao fim do jogo, porque foi mesmo preciso.

Quanto a André Santos, com ele a equipa ganha segurança na posse de bola, o que não é despresivel, principalmente quando se quer ter a iniciativa do jogo e não se têm homens rápidos lá atrás.

De resto, Marcelo e Evaldo foram as outras duas novidades na equipa, mas em ambos os casos tratou-se apenas de premiar dois jogadores em que o treinador confia, e pelo menos em relação ao guarda-redes, a resposta foi mais uma vez positiva, não sendo por eles que a coisa correu mal.

Quanto ao jogo, o Gil até entrou bem, mas rapidamente o Sporting assumiu o comando, com Matias Fernandez e Carrillo particularmente activos, e poderia ter chegado ao golo, principalmente naquela jogada em que o chileno se isolou, mas permitiu a defesa a Adriano.

Mesmo assim a equipa jogou sempre no fio da navalha, com a defesa bastante subida a arriscar muito no fora de jogo, perante um sempre perigoso Hugo Vieira.

No intervalo os treinadores resolveram esperar para ver no que ia dar, antes de mexerem nas equipas. Deu a branca do costume. Uma bola perdida, e o contra ataque rápido, que resultou num penalti e na expulsão de Onyewu.

A perder e com menos um jogador, percebeu-se que a Taça da Liga já era, mas Domingos tentou tudo, com duas alterações de cariz marcadamente ofensivo, embora naquela situação talvez fosse preferível apostar num avançado mais fixo e possante, como é Ribas, no entanto parece que Rubio fez um treino de conjunto muito bom, e o treinador teve aquela fezada.

Durante alguns minutos o Sporting ainda conseguiu empurrar o Gil lá para trás, e o árbitro que em caso de dúvida tinha decidido a favor do Gil na área do Sporting, fez o mesmo na outra área. É nisto que o Sporting já não é grande há muitos anos.

Com o passar do tempo as forças e o ânimo foram escasseando, e a última substituição de Domingos, não se percebeu e não resultou, primeiro porque Carrillo estava a ser dos melhores, depois porque Izmailov, tal como Rubio, não chegou a entrar em jogo.

Também não se percebe a insistência em trocar de extremos. Aliás ontem houve alturas em que nem sequer se tratava de uma troca, pois ás vezes estavam os dois do mesmo lado.

E assim lá se foi a Taça da Liga, sem esquecer o dano colateral que é a perda de Onyewwu para o jogo mais importante da época, onde se joga a Final ou nada. Vamos lá a ver se é desta que finalmente se estreia o Xandão, que já teve mais do que tempo para recuperar a forma física, pelo que não se percebe porque é que continua de fora. A não ser que seja mais um igual aos que lá estão.

As respostas ficam para 4ª feira, mas não vai ser nada fácil.

Comentários