De Paciência para Sá Pinto

Está consumada mais uma chicotada psicológica no Sporting, o que de certa forma me surpreendeu, apesar deste tipo de coisas em Alvalade, serem mais regra do excepção. No entanto ainda ontem Godinho Lopes tinha reiterado o seu apoio ao treinador, pelo que nada apontava para este desfecho, o que me leva a suspeitar que a iniciativa terá partido de Domingos Paciência.

A verdade é que o técnico nortenho já nas últimas semanas tinha mostrado em algumas ocasiões que lhe começava a faltar a paciência e dava a sensação de estar a esticar a corda, quem sabe se já a pensar numa cadeira de sonho lá para os lados do Dragão. Admirem-se!

Em relação a Domingos estou à vontade para falar, pois nunca fui propriamente um grande entusiasta da sua contratação, mas por norma sou contra a mudanças de comando técnico a meio da temporada e já há muitos anos que ando a dizer que o grande problema do Sporting não é o treinador.

Portanto por mim Domingos ficava pelo menos até ao fim da época e esta "chicotada" não faz sentido a não ser que tenha sido mesmo ele a bater com a porta, até porque mais uma vez não foram criadas as condições necessárias para se chegar ao sucesso e apesar de algumas boas contratações, o problema central, que é o central, e que já estava mais do que identificado, continua por resolver.

Não quero com isto dizer que o trabalho deste treinador esteja isento de reparos, até porque é evidente que os resultados ficaram muito aquém das expectativas minimas, mesmo atendendo a algumas atenuantes, como a chegada de reforços a conta gotas, as arbitragens e as lesões, para além da já comnhecida falta de jeito do Carlos Freitas.

Para além disso penso que os principais erros de Domingos não foram determinantes, e resultaram das insuficiências do plantel. Refiro-me essencialmente à forma como queimou Carriço e André Santos, ou mesmo às insistentes trocas de posição dos extremos. Diz-se também que lhe faltava liderança, realmente não me parece assim um líder muito carismático, é antes um homem simpático, e só espero que cumpra aquela promessa de não vir lavar roupa suja depois de sair do Sporting.

Rei morto Rei posto e a SAD resolveu promover Sá Pinto ao comando da equipa principal, uma aposta de risco não só pela pouca experiência do "Coração de Leão", mas principalmente devido ao seu carácter conflituoso, que me faz temer o recrudescimento de confusões lá para as bandas de Alcochete. No entanto era o que estava ali à mão, e na hora do aperto já o anterior Presidente tinha recorrido a ele, como uma especie de escudo de protecção contra a ala mais extremista da massa adepta.

Mas nunca se sabe, pode ser que saia dali um bom treinador, e a última experiência do género, quando Soares Franco fez o mesmo com Paulo Bento, até deu bons resultados e não fosse a habitual impaciência dos "melhores adeptos do mundo", que não descansaram enquanto não viram o homem pelas costas, hoje estaríamos seguramente muito melhor do que estamos, pois a verdade é que com muito menos investimento, Paulo Bento fez muito mais do que todos os que vieram atrás dele, e se José Eduardo Bettencourt acertou em alguma coisa enquanto foi Presidente do Sporting, foi precisamente quando afirmou que ainda íamos ter muitas saudades daquele treinador.

Agora é andar para a frente, e vamos lá a ver no que é que isto vai dar, mas confesso que não estou muito animado e tenho muitas dúvidas em relação à capacidade do Sá Pinto para gerir um plantel destes. Prevejo alguma agitação e se ele conseguir chegar ao fim da época, está-se mesmo a ver que vai ter de despachar meia dúzia de carroças que o Carlos Freitas trouxe e talvez dar uns murros, espero que apenas na mesa.

Entretanto aposto que o Duque também não vai aguentar muito mais tempo, porque a espécie de mito que o tornou no homem que mais percebe de futebol no Sporting, está-se a desvanecer, pois tem sido tiros na água, atrás uns dos outros, a começar naquela entrevista onde prometeu não falar de arbitragens, passando pelos seus muitos silêncios e pelo apoio à candidatura do Carlos Marta, sem esquecer uma anunciada demissão quando a época nem tinha começado.

Quanto ao que sobra desta temporada, acho que se resume mesmo à Final da Taça de Portugal, porque da maneira como o Braga está a crescer e a jogar, vamos ter de nos contentar com o 4º lugar. Mas com Sá Pinto em campo podemos esperar tudo e mais alguma coisa, oxalá não acabe em mais uma grande barracada.

Comentários