Ribas e Xandão

Ribas e Xandão são os reforços de Inverno contratados por Carlos Freitas, que já anunciou que o plantel está fechado, a não ser que aconteça algo de extraordinário.

As lacunas estavam identificadas há muito tempo e o Director Desportivo da SAD agiu rápido, mas dentro das limitações financeiras da Sociedade e das circunstâncias próprias do mercado de Inverno, apontando para dois jogadores que atravessam fases menos boas das suas carreiras e que vêm ambos emprestados por seis meses, com opção de compra.

Apesar de tudo são dois jogadores com um perfil aceitável atendendo às necessidades da equipa, ambos jovens e ambiciosos, que chegam dispostos a relançarem as suas carreiras que ainda estão no inicio.

É verdade que Xandão não é aquele jogador de classe que o Sporting tanto necessitava para se impor já como o patrão da defesa, mas tem características que parecem encaixar no perfil desejado para o lugar e poderá casar bem o com Onyewu, numa altura em que Polga está no fim da linha, enquanto Carriço parece não contar para Domingos como central e de Rodriguez não se pode esperar grande coisa.

No entanto vamos ter de aguardar pela adaptação deste central, que chega sem ritmo de jogo, e com a agravante de ter de se habituar a um futebol mais rápido e agressivo do que o brasileiro. Ou seja não é um jogador para entrar já de caras na equipa.

O mesmo se poderá dizer em relação a Ribas que vêm para ocupar a vaga deixada em aberto por Postiga, passando a ser uma opção para o lugar de ponta de lança, numa altura em que não havia nenhuma alternativa para Van Volkswinkel, pois Bojinov não tem características para jogar sozinho na área e Rubio ainda está muito verde.

Tal como Xandão, Rubio também está sem ritmo de competição, embora tenha condição física para jogar, até porque parece ser muito profissional, mas parte como suplente e vai ter de esperar pela sua oportunidade. Vamos ver como reage Van Volkswinkel à concorrência, numa altura em que parece atravessar uma crise de confiança.

Para além disso o Sporting decidiu reaver Renato Neto, um jovem que estava emprestado a Cercle Brugge, onde foi sempre titular durante os 18 meses em que lá esteve. Trata-se de um jogador possante que poderá ter a sua oportunidade à frente da defesa, embora jogue preferencialmente na posição 8, mas aí a concorrência é mais forte, pelo que a posição de trinco parece ser a porta que mais depressa se pode abrir para que Neto entre no onze.

Com estes três reforços, o plantel fica mais equilibrado e ganha peso e centímetros, e se Xandão conseguir mostrar-se como uma real mais valia, teremos de nos dar por felizes, mas até lá ainda vamos ter de esperar mais umas semanitas, para então avaliarmos os resultados de mais este raid de Carlos Freitas.

Comentários