A estocada final

Depois de alguns resultados e exibições menos conseguidas, Domingos Paciência tinha avisado que ia mexer na equipa, e mexeu, talvez demasiado, mas a verdade é que quase todas as alterações introduzidas faziam sentido, pelo menos antes do jogo.

O castigo a Polga e Bojinov era mais do que obvio, mas no caso do central brasileiro trocou-se seis por meia dúzia, ou até pior, pois se Rodriguez não abusa do pontapé para a frente, tem a mania de que é um Beckembauer e gosta de sair a jogar, só que não são poucas a vezes que inventa e perde a bola em zonas proíbidas, como aconteceu novamente em Braga no lance do segundo golo.

Quanto a Ribas, é natural que ainda não esteja entrosado com a equipa, mas pelo menos mostrou ser um trabalhador incansavel, o que já é uma grande vantagem em relação ao acomodado avançado bulgaro. Sendo assim a unica critica que posso fazer, é à insistência em Bojinov, quando se podia dar alguma rodagem ao Rubio.

Mas a grande alteração feita por Domingos, foi a inversão do triângulo do meio campo, algo que me parece que poderá ser uma boa solução, embora talvez este não tivesse sido o jogo certo para fazer tamanha mudança. De qualquer forma foi possível confirmar que Matias Fernandez rende muito mais quando joga solto, do que preso à direita, só que neste sistema a equipa perde alguma da sua capacidade de pressionar alto, isto porque Schaars e Elias demoraram algum tempo a acertar posições e a pegar no jogo, actuanbdo muito longe dos homens mais adiantados no terreno e dando espaço para que Viana e Mossoró jogassem à vontade.

De resto penso que foi esta falta de rotina do novo modelo de jogo, que deu origem a uma entrada em falso do Sporting, que levou inclusivamente Domingos a mandar para o aquecimento dois jogadores ainda no decorrer da 1ª parte, ao perceber que a coisa não estava a resultar. No entanto depois de um primeiro quarto de hora preocupante, a equipa conseguiu acertar o passo e equilibrar o jogo, que chegou ao intervalo com um empate a zero que se ajustava às ocorrências da partida.

Voltando às alterações introduzidas por Domingos, a mais inesperada foi o adiantamento de Insua e a entrada de Evaldo para o lado esquerdo da defesa, algo que o treinador justificou com as febres de Carrillo durante a semana e a falta de ritmo de Jeffrén, mas que me parece que também teve muito a ver com a necessidade de dar maior consistência a um meio-campo, que como já vimos apresentava um novo figurino. No entanto não resultou, porque o argentino não rendeu o que se impunha no lado esquerdo do ataque e a defesa ficou a perder com a entrada do brasileiro, pelo que assim que o Sporting ficou em desvantagem no marcador, Domingos teve de mudar, optando por substituir Insua, que já tinha visto um amarelo, ainda por cima alaranjado.

Mas antes Matias Fernandez atirou ao poste, naquele que foi o momento decisivo do jogo para o Sporting, que aí poderia ter mudado o rumo dos acontecimentos a seu favor, numa altura em que se percebia a importância de marcar primeiro.

Falhou Matias e a seguir João Pereira e Onyewu ficaram a olhar um para o outro, num erro de principiantes, que Hélder Barbosa não perdoou e o Braga ficou a jogar como gosta, porque naturalmente o Sporting teve de arriscar mais e dar espaços para a velocidade dos avançados bracarenses, e foi assim que Lima fez o 2-0, aproveitando a lentidão da defesa leonina, depois de mais uma invenção de Rodriguez.

Parecia que o jogo tinha acabado, mas Quim resolveu dar uma ajudinha e Carrillo que tinha entrado outra vez bem, relançou a partida, no entanto Domingos não tinha soluções no banco e teve de recorrer a Bojinov, que escusado será dizer não adiantou nada, o mesmo acontecendo com André Martins, e assim o Sporting caiu para o 4º lugar e Domingos terá agora de arranjar motivação para pôr a equipa a lutar por uma vaga na Liga dos Campeões.

Desta vez não há nada a dizer da arbitragem, e só toco neste assunto para dizer que o Rui Patrício tinha razão naquele lance à beira do fim do jogo, no entanto talvez ele fosse o único que podia ver que o atraso tinha sido feito com a coxa.

Comentários

  1. De facto o título da crónica foi muito bem escolhido. A partir de agora vamos limitar-nos a lutar pelo 3º lugar no campeonato. Algo que realisticamente já tínhamos percebido, mas agora, mais que isso é mesmo uma miragem. Além disso temos de estar atentos, pois ao contrário do que eu esperava no início, o Braga continua muito forte esta época.

    Quanto à equipa escolhida para este jogo, de facto foi um pouco aquilo que se esperava, mas com algumas alterações extra.
    Quanto ao Rodriguez, não estava à espera que entrasse num jogo destes, depois de tanto tempo sem jogar, mas de facto depois das "brancas" do Polga, penso que foi uma boa opção. Realço também que gostei da exibição do Rodriguez, se exceptuarmos aquela parvoíce que deu origem ao 2º golo. Foi um lance que me fez lembrar imediatamente do erro que deu o golo do Porto na final da Liga Europa. No entanto achei-o bastante solto, bem mais rápido que Polga, e foi muito assertivo, pelo que espero que ele agarre agora o lugar, permaneça sem lesões e se deixe de tentar saír a jogar daquela forma!

    O meio campo escolhido foi aquele que tínhamos comentado como sendo a melhor opção, mas de facto tens razão quando dizes que se calhar não foi o melhor jogo para começar, dado ser complicado e ser necessária alguma contenção. No entanto para encaixar Matias e os extremos esta era a melhor opção... só que como neste caso mais uma vez houve limitações nas escolhas para extremos, não sei se não teria sido melhor colocar um trinco, como o Carriço (se bem que preferia o Renato Neto) e fazer as alas com Capel e Matias. E testar o meio campo com Matias apenas no jogo com o Moreirense, onde teremos de atacar mais e aí faz todo o sentido jogarmos dessa forma (espero que Domingos não volte atrás).
    Digo isto porque a opção Evaldo + Insúa não me parece ser muito válida, muito menos de início. A única vez em que me pareceu que resultou bem foi no jogo em Coimbra, em que o Evaldo entrou muito bem e fez excelentes combinações com Insúa. Todas as outras vezes não deu nada, e esta vez então foi péssimo. De qualquer forma isto é fácil de dizer depois do jogo...

    Quanto a Ribas, penso que foi uma boa opção, e gostei da exibição, foi muito lutador e ganhou várias (4) faltas, o que é logo um grande incremento de qualidade face a Bojinov. Também mostrou que não é tosco, segurando bem a bola de costas para a baliza, pelo que faltou apenas ter oportunidades para fazer golos para vermos se é realmente boa opção. Foi uma pena que não tivesse oportunidades, como por exemplo a que teve Bojinov (estava em fora de jogo não assinalado) em que quase parado e sozinho conseguiu atirar por cima... ou seja, se nem parado sozinho consegue fazer golo, não vale mesmo a pena tê-lo lá. Acho que tens razão, deviam acabar as oportunidades para ele e começar a dar hipóteses ao Rubio de se mostrar e rodar.

    ResponderEliminar
  2. Uma última palavra para João Pereira... Confesso que fiquei muito "agastado" com ele após este jogo. Gosto muito dele pela sua garra e pelo seu jogo ofensivo, apesar de não cruzar muito bem. No entanto o seu jogo defensivo deixa muito a desejar, e pior é que acho que isso se deve muitas vezes a desleixo, e não propriamente a falta de qualidade. Este jogo em Braga foi exemplo disso. No primeiro golo divide responsabilidades com Onyewu, e confesso que não consigo dizer quem é mais responsável. No entanto no segundo golo (depois da falha imperdoável do Rodriguez), acho que existe grande responsabilidade de João Pereira. Sinceramente acho que ele não se esforçou o suficiente, uma vez que foi batido em velocidade por Lima, mas com grande diferença, dado que partiu à frente dele e deixou-se ultrapassar com facilidade. Dado que JP é um jogador com velocidade, não acredito que se desse o máximo seria ultrapassado, por um jogador que sendo rápido, não é propriamente um velocista.
    Eu vejo todos os jogos ao vivo em Alvalade, e fico com esta sensação de que JP se esforça pouco em tarefas defensivas, por diversas vezes. Dá a impressão que só se emprega a fundo quando já está picado com o avançado. Acho que é um assunto a rever pelo Domingos.

    Peço desculpa por me ter alongado tanto, e acho que acabei por ser pouco claro...

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  3. Para o jogo de amanhã frente ao Moreirense deverá ser dado tempo de jogo a esta composição de meio campo - Schaars, Elias e Matias - de forma a ficarem mais entrosados. Além disso, e dado que frente ao Olhanense Elias não pode jogar tem-se de procurar alternativas, que podem passar pelo regresso à fórmula inicial com Matias no lugar de Elias e Carriço ou Renato Neto a 6, ou a mesma composição, mas com um jogador como Renato Neto (que sempre jogou a 8) ou André Santos (que talvez renda mais neste esquema). Se a ideia for continuar neste esquema, deveria ser dado tempo de jogo (se houver oportunidade para isso) ao jogador a entrar na equipa, senão corremos o risco de entrarmos novamente descoordenados em Olhão, e não nos podemos dar a esse luxo nesta altura.

    Quanto ao ponta de lança, espero que jogue novamente Ribas e que tenha oportunidade para se mostrar a fazer golos. Estava a pensar que era boa altura para dar alguns minutos a Rubio no fim, mas já saíu a convocatória e ele não está convocado novamente... pelo que é possível que levemos novamente com Bojinov mais um bocado.

    Quanto aos extremos gostaria de ver de início Capel e Jeffren (espero que esteja em condições) e na segunda parte Carrilho que parece sempre entrar melhor do que quando é titular.

    Na defesa espero ver JP, Onyewu, Rodriguez e Insúa. Para GR apostava de novo em Marcelo, que penso deveria jogar toda a taça da liga.

    Resumindo, a minha aposta para este jogo seria:

    Marcelo
    JP Onyewu Rodriguez Insúa
    Elias Schaars
    Matias
    Jeffren Capel
    Ribas

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  4. No geral estou de acordo, apenas não partilho o teu entusiasmo com o Rodriguez, que sempre me pareceu um jogador banal, que apenas acrescenta alguma velocidade à nossa defesa.

    O João Pereira realmente nunca foi muito forte em termos de marcação, o que é normal nos laterais mais ofensivos como é o caso, mas no jogo de Braga poderia ter feito melhor nos dois golos, no entanto em ambos os casos apareceu em zonas que não são a sua para tapar os buracos do Rodriguez.

    Quanto à tua equipa para hoje eu apenas punha o Carriço no lugar do peruano, com quem tenho uma certa implicância.

    ResponderEliminar
  5. Bom, eu também não tenho nenhuma especial preferência pelo Rodriguez. Mesmo esta época já houve várias vezes que o vi fazer péssimas exibições. No entanto no jogo em Braga ele surpreendeu-me pela positiva pois acho que tirando o lance do 2º golo em que cometeu uma grande "argolada", ele fez uma exibição muito boa. E de facto a sua rapidez comparada com a de Polga é bastante superior.

    E acho que no caso do primeiro golo ele não esteve mal, não estava no centro porque descaiu para a esquerda de onde vinha o jogador do Braga sozinho (não estava lá o Evaldo), portanto fez o que tinha de fazer, assim como o João Pereira o fez em fechar ao centro.

    Bom, hoje temos é de ganhar custe o que custar!

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar

Enviar um comentário