O dia não de Van Volkswinkel

Domingos tinha considerado este jogo de Coimbra como "o mais importante do ano", de tal forma que até se arriscou a jogar com juniores em Roma, para poupar os titulares, mas mesmo assim o Sporting não conseguiu melhor do que um empate, frente a uma Académica que mostrou as razões porque está a fazer uma excelente temporada.

Pereirinha foi o escolhido para ocupar o único lugar em aberto no onze, uma opção compreensivel, provavelmente a pensar numa equipa mais consistente e equilibrada, mas também porque Carrillo tem funcionado melhor quando entra no decorrer do jogo, do que nas poucas vezes em que foi titular, e Bojinov não tem mostrado grande vontade de ser titular.

No entanto este jogo ficou logo marcado por um falhanço incrivel de Van Volkswinkel, que não aproveitou uma oferta de Berger aos 3 minutos, num lance que poderia ter mudado tudo e que parece ter afectado o ponta de lança holandês, que desperdiçou mais duas oportunidades flagrantes, ficando assim para a história como o principal responsavel pelos dois pontos perdidos em Coimbra.

De resto o jogo foi aquilo que se esperava, com o Sporting a assumir a iniciativa, mas a ter muitas dificuldades para ultrapasar uma quipa muito bem organizada defensivamente e sempre pronta para partir para o contra ataque, com dois extremos rapidos e um avançado perigoso, que tentavam aproveitar o habital adiantamento dos laterais e a lentidão dos dois centrais leoninos.

Foi assim que nasceu o golo da Académica, com um lançamento longo nas costas de João Pereira, que deu espaço a Valente para cruzar para a emenda fatal de Eder, com Polga a chegar atrasado e a não conseguir o corte.

A perder Domingos lançou Carrillo que mexeu com a equipa, mas a 2ª parte começou com Van Volkswinkel a falhar outra vez e pouco depois foi Onyewu que desperdiçou mais uma grande oportunidade, de tal forma que pensei que estávamos num daqueles dias em que parece que a bola não quer entrar e não entra mesmo.

Foi também nesta altura que a Académica poderia ter feito o 2-0 e arrumado a questão, mas aí valeu mais uma vez Rui Patrício, que segurou o resultado e ganhou um ponto, mostrando porque é que continua a ser um dos jogadores mais valiosos do plantel.

Com a entrada de Bojinov, Domingos arriscou ainda mais, passando a jogar numa espécie de 4x4x2 desdobravel em 4x2x4, mas o bulgaro pouco acrescentou à equipa, o que também já não se estranha, mas como era o único avançado no banco, não havia outra solução e o treinador fez o que tinha a fazer.

Mais dificil de compreender foi a troca de Capel por Evaldo, julgo que não houve sportinguista que não tenha trocido o nariz a esta substituição, mas a verdade é que resultou muito bem, com o brasileiro a casar na perfeição com Insua e o Sporting a conseguir finalmente encostar a Académica lá atrás, embora tenha sido pelo lado direito que surgiu o empate, com Carrillo a desequlibrar.

Com 10 minutos para jogar esperava-se uma ponta final mais forte, mas o desgaste da equipa e uma Académica que não tremeu, não permitiram a reviravolta, que com a justa expulsão de Elias, se tornou ainda mais dificil de concretizar.

Assim o empate é um resultado que se aceita, e em sintese pode-se dizer que Rui Patricio segurou um ponto, onde Van Volkswinkel desperdiçou dois, mas dias maus todos podem ter, embora a tolerância dos adeptos não seja igual para todos, só espero que não comecem a assobiar o holandês.

Finalmente não posso esquecer a arbitragem, que terminado o periodo das eleições da FPF, não perdeu tempo e voltou ao activo, com outro Costa do Porto, a fazer jus à velha escola do seu irmão. Não foram muitos os erros, mas invariavelmente penalizaram os Leões, e o que me chateia é que o Sporting apoiou o Pereira destas nomeações.

Comentários

  1. E lá conquistámos uma excelente e importantissima vitória frente ao Maritimo. Temos o caminho aberto para vencer a taça de Portugal, e não podemos falhar, pois quer queiramos quer não, é quase a única hipótese que teremos para ganhar um título este ano. O campeonato é quase impossível, a liga Europa também, até porque este ano está cheia de tubarões, pelo que só resta a taça da liga, que também pode ser hipótese, mas que os nossos rivais, e principalmente o Porto também quererão vencer.

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  2. Queria também lançar o tema do mercado de Inverno, que se calhar irás lançar... mas gostaria de ouvir a tua opinião e se me permites, dar a minha.

    Eu acho que o Sporting deve fazer um investimento importante num jogador em Janeiro, e acho que tem de ser no imediato, não deve ser no final do mercado, pois aí já poderá ser tarde.

    Esse investimento prioritário é num defesa central de grande qualidade, problema que penso estar identificado por toda a gente. Acho que esse central deve ter uma característica que nenhum dos nossos actuais tem: rapidez. Tem de ser um central que consiga anular contra-ataques de equipas rápidas, onde temos sempre muitas dificuldades (ontem foi mais um exemplo disso). Se conseguir juntar a isso um bom jogo aéreo, muito melhor! Esse problema está melhor com o Onyewu, mas na falta dele temos sempre dificuladades.

    Agora quanto a nomes para esse central perfeito é que tá complicado... Para mim, apesar de não conhecer, pelo que tenho lido, o Dedé do Vasco da Gama seria perfeito, mas pelo que dizem é carissimo... só mesmo se algum investidor o quiser fazer entrar na europa com um estágio em Alvalade, era muito bom, mas penso que não seja para as nossas "garras". :)
    Um nome falado nos últimos dias tem sido Bruno Alves. Penso que seria uma boa aposta, apesar de não ser especialmente rápido, mas "safa-se" e tem um excelente jogo aéreo, e viria com vontade de agarrar o lugar na selecção que é praticamente dele. No entanto é também muito caro e parece-me que só seria viável por empréstimo.
    Sendo assim não tenho mais sugestões e vamos confiar no Carlos Freitas...

    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao reforço para o meio campo que tem sido falado, penso sinceramente que não deverá ser feito qualquer investimento. Isto pelo menos se os nossos lesionados estiverem em condições de regressar e serem reais reforços.
    Neste momento estamos debilitados no meio campo defensivo, onde Domingos tem optado por Carriço em vez de André Santos, uma opção que me deixa dúvidas, mas confio no trabalho do Domingos. Parecia-me que o Carriço estava a melhorar, mas os últimos jogos desiludiram-me um pouco. André Santos entrou bem ontem, principalmente na segunda parte, e poderá ser opção para agarrar o lugar. Mas principalmente penso que não se deve contratar ninguém porque está previsto Rinaudo regressar no fim de Janeiro, início de Fevereiro, e se ele regressar em condições vai retirar espaço ao potencial reforço, que teria dificuldades em sê-lo sem adaptação à equipa.

    Assim, se for entendido que é preciso mais uma opção, que admito que sim, penso que a melhor opção seria o retorno de um emprestado. E nesse caso existem duas opções óbvias, que são Adrien Silva e Renato Neto, que estão ambos a fazer boas temporadas.
    De entre estes dois eu preferia trazer o Renato Neto. Não que ache que seja melhor, mas devido à evolução que estão a fazer nos respectivos clubes. Foi entendido que o Adrien precisava de ter uma época a jogar fora da pressão de alvalade para crescer. Na época passada, primeiro por uma má escolha de clube (Macaby de Israel) e depois por culpa de uma lesão isso não foi possível. Este ano ele está a crescer a olhos vistos e retirá-lo de Coimbra para vir para Alvalade jogar pouco poderia ser contraproducente na sua evolução. Assim, eu optaria pelo Renato Neto, pois ele já leva época e meia de titularidade indiscutível na Bélgica, e se calhar a evolução dele até ao final da época não será assim tão grande na Bélgica, como poderá ser em Alvalade a treinar com Domingos e noutro nível. Ou seja, treinar em Alvalade e jogar pouco o Adrien já teve, e jogar fora durante mais de uma época consequtivamente já teve o Renato, pelo que neste momento para a evolução deles considero que seria melhor assim.
    Além disso o Renato Neto tem características físicas que podem dar jeito no plantel do Sporting, pois é bastante alto (vi no jornal O Jogo por estes dias que era 1,84m mas penso que seja mais, pelo menos 1,87m) e é possante, algo que pode fazer a diferença na nossa equipa de "baixinhos".

    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  4. Por último quanto ao ataque... que não se tem falado muito...
    Eu penso que seria importante trazer mais uma opção. Aliás penso mesmo que o Domingos pensa o mesmo, dado que apesar de na imprensa raramente se falar dessa possibilidade, o Domingos sempre que falou nisso disse que gostaria de ter reforços para equilibrar o plantel dado que as saídas de última hora não foram devidamente suprimidas, referindo sempre a saída de dois avançados: Yannick e Postiga.

    Eu gosto muito de Van Wolswinkel, mas neste momento ele é a única opção credível. Bojinov é demasiado parado e parece-me dificil que alguma vez venha a agarrar o lugar, para além de não me parecer ter características para jogar só na frente, como o nosso sistema táctico exige. Aliás, eu até veria com bons olhos a sua saída se se conseguisse recuperar o dinheiro investido nele.
    Rubio prometeu muito na pré-época, mas em competição tem-se mostrado ainda muito verde (apesar de ainda não ter tido boas oportunidades, teve sempre ou quase sempre, azar de estar em campo em más fases da equipa), pelo que deverá continuar a crescer como até aqui.

    Sendo assim, quanto a opções de ataque... tenho uma sugestão: Edgar Silva do Guimarães. Vi esta semana que o Guimarães estava com o dilema de o vender agora e fazer algum dinheiro ou mantê-lo na equipa até ao fim da época e perdê-lo a custo zero, dado que termina contrato. Fui depois ver o perfil dele e gostei. http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=30893&epoca_id=0&search=1&search_string=edgar+silva&menu=esc
    Tem 24 anos (25 em breve), 1,91m e bom jogo de cabeça (ao contrário de Van Wolswinkel, que apesar de também ser alto me parece ser muito fraco no jogo aéreo). Além disso é também possante. Estive a ver os golos que tem feito, e todos os anos tem marcados muitos, sendo que esta época já leva 8 (mais que o nosso goleador no campeonato), sendo que está numa equipa que até está em muito má forma. Vi também que já foi jogador do Porto, algo que eu não fazia ideia.

    Sendo assim penso que seria excelente opção para concorrer com Van Wolswinkel e substituí-lo em caso de lesão ou baixa de forma. Não sei quanto custará, mas diria que o ordenado não seria problema e se calhar por 1,5 a 2 milhões conseguiriamos resgatá-lo ao Guimarães.

    Existem mais duas opções em Portugal que parecem interessantes, que são o Baba do Maritimo e o Éder da Académica. No entanto esses não me parecem tão fortes, além de que Baba está a ser assediado por clubes estrangeiros com algum dinheiro, e Éder parece já estar comprometido com o Porto.

    Enfim, foi a minha opinião sobre o mercado de Inverno, peço desculpa por me ter estendido tanto, e pela seca que darei se te deres ao trabalho de ler tudo.

    Saudações Leoninas e um santo e feliz Natal!
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos teus comentários, eu realmente tensionava pegar nesse assunto, mas poupaste-me o trabalho e já disseste quase tudo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário