Derrubando as muralhas de Belém

Domingos respeitou o Belenenses e mostrou que quer ganhar a Taça, escolhendo os melhores jogadores disponíveis para este jogo, com destaque para o facto de Bojinov ter continuado no onze, depois de uma exibição no último jogo que foi muito elogiada, embora não me tenha convencido.

Frente a um adversário que plantou duas muralhas bem juntas e encolhidas no primeiro terço do campo, o Sporting teve muitas dificuldades em encontrar espaços, até porque jogou de uma forma algo lenta e esteve muito tempo com menos um, devido à ausência de um Bojinov pouco disposto a arregaçar as mangas, perante as incisivas marcações dos defesas dos azuis.

Apesar disso Schaars esteve perto do golo por duas vezes nos primeiros 15 minutos, mas à medida que o tempo foi passando o Belenenses foi se tornando mais atrevido a sair no contra-ataque, de tal forma que as melhores oportunidades de golo foram de Rodrigo António, que pôs à vista mais uma vez as debilidades da defesa leonina, valendo então a classe de Rui Patrício e a falta de pontaria do avançado do Belenenses.

No intervalo Domingos dever ter puxado as orelhas aos seus jogadores e a entrada de Carrilho aumentou a pressão sobre os comandado de José Mota, que há medida que o desgaste aumentava começaram a dar algumas baldas, pelo que o golo chegou com naturalidade e curiosamente na sequência de um contra-ataque, brilhantemente finalizado por Van Volkswinkel.

Pouco depois veio o 2-0 e o jogo acabou aí, havendo então tempo para dar mais alguns minutos a jogadores como André Martins e Arias, porque é assim que se deve gerir o plantel, rodando apenas depois de estarem garantidas as vitorias.

Agora venha o Marítimo numa espécie de Final antecipada, que ao contrario do que se chegou a temer não vai ser um mais uma batalha fora do campo, mas que será também uma desforra em relação ao polémico jogo do Campeonato em que os madeirense ganharam em Alvalade.

Antes há que manter a equipa ligada no Campeonato até Janeiro, altura em que se espera pela contratação de um líder para a defesa e pelo regresso de alguns lesionados que poderão tornar esta equipa muito mais forte.

Comentários