O teste do algodão

Um derby é sempre um derby e tal como Schaars recentemente disse, já dá para perceber que este é realmente um jogo especial, com o nervoso miudinho e a tensão a crescerem à medida que se aproxima a hora do apito inicial.

Acresce dizer que já há muito tempo que estas duas equipas não chegavam ao derby em tão boa condição, não apenas na tabela classificativa, mas também em termos anímicos e de qualidade de jogo, pelo que se pode perspectivar um bom espectáculo de futebol e quem sabe se um jogo para ficar para a história.

Do lado do Sporting estou convicto de que Domingos não irá inventar e assim vai manter a equipa que ganhou ao Braga, com André Santos a trinco e Matias Fernandez a descair para o lado direito, guardando eventuais alterações para depois fazer conforme o decorrer do jogo.

Quanto ao Benfica não posso falar muito, pois só vi dois jogos deles esta temporada, mas evidentemente que Jesus também não vai inventar, restando saber quem irá jogar no lugar de Luisão, isto porque estou convencido que na frente vai estar Rodrigo em vez de Cardoso.

Estando frente a frente duas equipas habituadas a ter a iniciativa do jogo, estou curioso para ver qual delas irá conseguir esse ascendente territorial, ou se vai haver equilíbrio, pelo que a luta no meio campo vai ser decisiva.

A velocidade de Rodrigo será um factor de grande preocupação para o Sporting, que com dois centrais que não são muito rápidos poderá ter aí algumas dificuldades, mas não me parece que esta equipa seja suficientemente solida em termos defensivos para adoptar uma estratégia de expectativa, até porque não tem rotinas de contra-ataque, para poder aproveitar os espaços eventualmente concedidos por uma defesa que também não é o sector mais forte do Benfica.

É por isso que este jogo poderá ser espectacular e muito emotivo, sendo que os primeiros minutos e o primeiro golo podem ter muita importância, embora possam até nem ser decisivos, mas não prevejo um daqueles jogos chatos com as duas equipas encaixadas e com medo uma da outra.

Para o Sporting uma derrota será de certa forma o regresso à terra, enquanto uma vitória pode colocar esta equipa nas nuvens e dar-lhe uma embalagem muito importante. Já o empate deixará tudo na mesma, mas será mais amargo para o Benfica, que joga em casa e quer capitalizar o seu bom momento e as dificuldades que o FC Porto atravessa.

João Capela é o arbitro escolhido para este jogo, uma estreia em derbys, esperemos que lhe corra bem, embora as polémicas do costume sejam praticamente inevitáveis. Para ele tal como para o Sporting este também é uma espécie de teste do algodão.

Comentários