O Sporting a arder

Ontem fui surpreendido pela minha filha que me perguntou: "Pai é verdade que o Sporting incendiou o Estádio do Benfica?" Ao que tive de responder afirmativamente, tendo ela retorquido: "Mas nós não somos os sofisticados, os diferentes? Pelo que eu tentei explicar-lhe que nem sempre era assim.

E infelizmente não é. O que se passou no sábado foi que mais uma vez um grupo de vândalos sujou o nome do Sporting com atitudes lamentáveis e que colocaram o Clube em apuros e envergonharam os sportinguistas, que só com grande dificuldade é que podem tentar justificar actos tão irreflectidos, mas que infelizmente começam a ser habituais.

Vivi em Lisboa na década de 80 e nessa altura não falhava um derby, pelo que fui várias vezes ao Estádio da Luz onde nunca tive problemas, apesar de ir sempre sozinho, numa altura em que as claques já existiam, mas ainda não nos tinham estragado prazer de ir ao futebol tranquilamente.

Recordo com saudade o dia 13 de Abril de 1986, quando o Sporting foi ganhar por 2-1 à Luz, coisa que já não acontecia há 20 anos, num jogo da penúltima jornada do Campeonato, que para o Benfica significou a perda do 1º lugar em favor do FC Porto. Nesse dia festejei alegremente e quase sozinho nas bancadas da Luz, pois tinha comprado o bilhete no estádio poucas horas antes do começo do jogo e fui para casa inteirinho e feliz da vida.

Quase vinte anos depois fui pela primeira vez ao novo Estádio da Luz, desta feita comprei o bilhete no Sporting e fui para o sector dos sportinguistas. Também entrei sozinho e sem problemas, mas dali a pouco chegaram as claques que invadiram as bancadas com as suas atitudes anormais. O pior foi no fim quando ficámos ali fechados mais de uma hora, em que deu para perceber o porquê daqueles comportamentos, pois mais de metade daqueles rapazes estavam completamente pedrados.

Depois ainda fomos forçados a ir a pé até ao Estádio José Alvalade, como uma manada de gado e tratados como se fossemos animais, mas a verdade é que eles se portam como animais, por isso não se podem queixar. O pior é que por causa de uns pagam todos

Infelizmente os dirigentes tem medo destes rapazes e até lhes atribuem privilégios e os resultados estão à vista, agora quem vai pagar é o Sporting, tudo por causa de um bando de drogados e anormais.

Também continuo sem perceber porque é que a policia dá cobertura a estes rufias e não identifica aqueles que cometem crimes debaixo da manta das claques. Responsabilizem esses artistas pelos seus actos e limpem as bancadas, para que possamos voltar a ir ao futebol sem medo.

Entretanto o Vice-Presidente Paulo Pereira Cristóvão já borrou a pintura com a questão dos bilhetes que o presidente teve de engolir em seco, mais valia ter ficado calado, e se calhar o mesmo se dirá em relação a Godinho Lopes por causa dos alegados acontecimentos ocorridos nos túneis depois do jogo. Cheira-me a mais uma mão cheia de nada.

Espero apenas que tenham aprendido que essa conversa das aproximações ao Benfica ou ao FC Porto interessa a todos menos ao Sporting, por isso distância é o que se quer dessa gente.

Comentários