Eles são Grandes

Paulo Bento e Cristiano Ronaldo são duas grandes figuras do futebol português e do Sporting Clube de Portugal, mas num País como o nosso, ninguém se espanta que eles nem sempre sejam reconhecidos ou simplesmente respeitados.

Não tenho dúvidas nenhumas que ontem havia muita gente com a faca escondida atrás das costas, só à espera que Portugal falhasse o apuramento para o Euro 2012, para desatarem à pancada neles.

Ronaldo já é hoje um dos melhores futebolistas de todos os tempos, faltando-lhe apenas fazer um grande torneio internacional a nível de selecções, embora tenha a desvantagem de jogar numa Selecção que dificilmente poderá ganhar uma competição destas. Mas apesar disso já o vimos ser assobiado em Portugal, onde alguns esperam e exigem que ele coma a bola, e muitos não lhe perdoam o facto de ser um símbolo da excelência da formação do Sporting.

Também não tenho dúvidas de que se Ronaldo tivesse sido criado no Benfica, teria outra aceitação em Portugal e a imprensa toda ajoelhada aos seus pés, porque ele nesta altura já fez muito mais do que aquele a que chamam o rei, apesar de nunca ter feito nada comparável como que Peyroteo fez no seu tempo, mas a máquina publicitaria montada há muitos anos em Portugal, aumentou os grandes méritos de Eusébio até ao seu expoente máximo e escondeu os gigantescos feitos do melhor jogador português de todos os tempos, perante a inacreditável passividade dos sportinguistas.

Nos tempos que correm é impossível apagar as proezas de Ronaldo, por isso eles eles estão sempre à espera que ele falhe, mas ano após ano vão levando goleadas atrás de goleadas, como mais uma vez ontem aconteceu, não lhes restando outra alternativa que não a de engolir em seco.

O caso de Paulo Bento é um pouco diferente, ele foi apenas um bom jogador e como treinador ainda vai no principio da sua carreira. Aqui são mais os sportinguistas a desrespeitá-lo do que os outros, embora o seu forte carácter incomode muita gente.

Ontem mais uma vez ele mostrou esse seu lado destemido, pondo os pontos nos is quando os jornalistas procuraram mexer nos esqueletos desta difícil qualificação, mas mesmo assim eu não tenho dúvidas que aqueles que achavam que o Scolari tinha de explicar porque é que não convocava o Vítor Baía e que criticaram o técnico brasileiro por ele ter andado a negociar com outras selecções e clubes, enquanto decorriam as competições em que Portugal estava envolvido, agora vão considerar intolerável a forma clara como Paulo Bento arrumou o caso Bosingwa e acusa-lo de estar a pressionar o futuro Presidente da FPF, no sentido de lhe ser renovado o contrato, não faltando as teorias sobre a possibilidade dele rumar ao FC Porto, o que de resto não me admirava nada, pois nestas coisas o Pinto da Costa não anda a dormir.

Na primeira fila dos que tiveram de engolir mais este sapo, está sem dúvida o Rui dos caracóis que tem todos domingos uma hora de antena para dizer o que quer sem ser contrariado e destilar os seus ódios de estimação, entre os quais está Paulo Bento, que ainda por cima veio dar a volta por cima às burradas do adorado Carlos Queirós.

Mas isto ainda não acabou, ele puseram a viola no saco, e vão agora esperar até Junho, altura em que mais uma vez irão exigir tudo e mais alguma coisa, enquanto esperam por uma pequena falhas que lhe abra a porta para voltarem a atacar.

Comentários