Desprestigiante

O Sporting foi esmagado pela Selecção de Angola, num jogo que acabou por ser desprestigiante para o Clube e desanimador para os sportinguistas angolanos.

É verdade que os dirigentes leoninos não podiam prever esta onda de lesões que assolou o plantel e que o cachet foi muito atraente, mas é preciso ter algum cuidado no planeamento destes jogos, pois não se deve nunca pôr em causa o prestigio do Clube.

Dos 18 jogadores utilizados, 8 ainda são juniores e 4 deles foram titulares, com a agravante da dupla de centrais ser formada por Rúben Semedo e Edgar , dois jovens ainda com poucas rotinas do lugar, porque se o primeiro começou por ser médio e só nos Juvenis é que passou para central, o segundo era extremo direito nos iniciados, nos juvenis passou para lateral direito e só esta época é que Sá Pinto o transformou em central, devido à mingua de soluções para este complicado lugar.

De resto mesmo entre os juniores escalados para esta digressão, faltaram os que estavam na Selecção de sub-19, ou seja à partida os melhores jogadores deste escalão, daí que quem se evidenciou foram dois juniores de 1º ano: Filipe Chaby um médio cheio de talento que jogou 80 minutos, mostrando muita qualidade na forma desinibida como encarou este desafio e Iuri Medeiros que entrou perto do fim, mas teve tempo para mostrar o seu enorme talento, numa jogada em que partiu o defesa angolano e por pouco que fazia um golão.

O resto do jogo ficou marcado por grandes diferenças em termos de motivação, entrosamento, capacidade física e de eficácia, porque na verdade as primeiras oportunidades até foram do Sporting, mas Chaby e Carrillo, que continua a mostrar ter talento, mas também continua a complicar e a não conseguir acertar com a baliza, falharam ao contrário dos angolanos que não perdoaram uma.

A 2ª parte ainda foi pior apesar das entradas de Capel e Van Volkswinkel, mas com um meio-campo muito mole, os angolanos atropelaram e devoraram os leõezinhos, sem grandes dificuldades.

Pior do que o jogo e do que o resultado de 4-0, só mesmo a dupla de serviço pala SportTV. Começaram por chamar Rodolfo Simões ao Rúben Semedo, quando deveriam saber que o primeiro é lateral esquerdo e o segundo central, isto já para não falar nas grandes diferenças físicas, a começar pela cor da pele. Depois lá foram avisados e corrigiram.
A seguir levaram o jogo todo a chamar ao e depois não perceberam que o Iuri Medeiros tinha entrado para o lugar do Carrillo e que pouco depois o Rodolfo Simões substituiu o Chaby, e assim sempre que o Iuri tocava na bola, lá vinha mais uma resma de elogios ao Chaby, que já estava a tomar duche.

Enfim é a impreparação total e o grande desconhecimento da realidade que acompanham, o que só demonstra a falta de profissionalismo destes senhores que nem sequer se prepararam para um jogo que certamente sabiam que iriam comentar, e hoje com a internet é tão fácil fazê-lo, só que eles nem se deram ao trabalho de tentar saber mais alguma coisa sobre os miúdos, já para não falar dos angolanos pois desses só conheciam os poucos que jogam em Portugal.

Eu só continuo a perguntar: quando é que vamos poder optar por ver os jogos só com o som ambiente?

Comentários