A questão dos centrais

Há uns dias atrás escrevi aqui que o onze base de Domingos estava praticamente definido, havendo apenas ainda um lugar em aberto, que estaria destinado a Jéffren, mas também referi que na minha opinião continuava a faltar um patrão para a defesa.

Passadas algumas semanas, oito dos dez jogadores que eu referi como titulares, consolidaram as suas posições no onze, mesmo que em alguns casos a concorrência não seja despresivel, mas no centro da defesa continua a dança de cadeiras, que em grande parte tem resultado de algumas lesões, mas que também tem a ver com o facto de não haver para aqueles lugares nenhum jogador acima da média.

Penso que inicialmente Rodriguez partiu como o preferido de Domingos, enquanto Onyewu chegou mais tarde e muito pesado pelo que arrancou como a quarta opção, mas a lesão do peruano obrigou o técnico leonino a recorrer à dupla do ano passado, que por coincidência ou não, esteve nos piores resultados da equipa.

Obrigado a mudar, Domingos apostou na dupla formada pelos dois reforços desta época e pareceu ter acertado, pois é indesmentível que Onyewu é um jogador com caracteristicas ímpares neste plantel, acrescentando os centímetros que tanta falta fazem no jogo aéreo, e a verdade é que o americano respondeu bem e de última opção passou a ser a primeira, enquanto Carriço passava a ser o preterido nas convocatórias.

Nova lesão de Rodriguez obrigou Domingos a recorrer à experiência de Polga, com resultados igualmente positivos, e veio a Taça e com ela a oportunidade para Carriço, que devido a outra lesão acabou por ficar na equipa, quando esta já tinha entrado no caminho das vitórias, e assim é sempre mais fácil, daí que até a dupla do ano passado conseguiu ressurgir com uma nova vida.

De lesão em lesão agora foi a vez de Polga, o que vai obrigar Domingos a recorrer à dupla Carriço/Onyewu, que na minha opinião poderá ser a melhor solução dentre todos os casamentos possíveis com estes quatro jogadores.

Onyewu pelas suas caracteristicas para mim será sempre titular, enquanto Rodriguez parece estar mais preocupado com o Peru do que com quem lhe paga, e Domingos já lhe fez esse reparo, e muito bem digo eu, mas para mim o peruano nem é um grande jogador, talvez seja o pior dos quatro, portanto o melhor é -lo no seu lugar, ou seja na bancada para aprender.

Restam Polga e Carriço. O brasileiro é um jogador experiente mas muito dado a brancas e já não mais do que aquilo, pelo que prefiro Carriço, que infelizmente estagnou completamente, não confirmando as expectativas que tinha gerado. Terá agora aquela que talvez seja a sua última oportunidade, ou se afirma finalmente, ou em Janeiro o Sporting provavelmente irá buscar o tal patrão para a defesa, que tanta falta tem feito.

Os próximos jogos poderão ser decisivos para a afirmação de uma dupla de centrais que possa estar ao nível do resto da equipa, tem a palavra Daniel Carriço um jogador com a marca Academia Sporting, que até teve muita tolerância da parte dos adeptos leoninos, ao contrário por exemplo de Rui Patrício, apesar deste ter feito muito mais para o merecer do que o jovem Capitão da equipa.

Comentários