Incrivel, um penalti

Atendendo às circunstâncias resultantes de vários impedimentos e outras limitações, Domingos teve mesmo que fazer a chamada gestão de esforço do plantel, num jogo com um adversário de uma divisão inferior, que já de si era indicado para isso.

Não vou discutir aqui todas as opções do treinador do Sporting, até porque não disponho de dados que me permitam saber quais os jogadores mais ou menos desgastados, mas há duas situações que me parecem justificar um pequeno comentário.

A primeira para aplaudir a aposta naquela que me parece ser a melhor dupla de centrais disponíveis, pois se não há duvidas de que Onyewu é um jogador com característica ímpares neste plantel, onde não tem rival, o mesmo não se poderá dizer em relação à escolha do seu parceiro, que tem recaído em Rodriguez, que na minha opinião é o pior dos três candidatos ao lugar, pois é um jogador que não tem a noção das suas limitações e está sempre a inventar, como de resto se viu ontem. Dos outros dois Polga já deu o que tinha a dar e Carriço pelo menos ainda tem alguma margem de progressão, se conseguir aprender com os seus erros e tiver quem consiga ajudá-lo a desenvolver as suas potencialidades. Pena que o ensaio só tenha durado 45 minutos.

A outra para criticar a aposta em Insua e Capel como extremos, um duplo erro na minha opinião, isto porque o argentino a extremo e o espanhol na direita são situações que só podem acontecer pontualmente, e em determinadas circunstâncias. O resultado foi que se desperdiçou uma substituição.

Posto isto vamos ao jogo, onde o Sporting naturalmente assumiu desde logo o comando das operações e poderia ter resolvido a questão ainda na 1ª parte, perante um Famalicão que jogava nos limites da agressividade com a complacência do árbitro.

A saída forçada dos dois centrais do Sporting ao intervalo, pareceu ter dado animo à equipa da casa, que nos primeiros minutos da 2ª parte conseguiu finalmente chegar com perigo à baliza de Marcelo, que respondeu com acerto à chamada.

Estava o jogo ainda emperrado, quando aconteceu o improvável, com o árbitro a marcar um penalti um pouco duvidoso, o que até levou Domingos a estranhar, pudera! Esse lance e a expulsão que se seguiu poucos minutos depois, acabaram com o jogo.

Depois de uma segunda expulsão podia-se pensar que estava aberto o caminho para a goleada, mas em vez disso entrámos no pior período do jogo, com o Sporting pouco virado para brilharetes, e o Famalicão sempre em esforço, quase a marcar o seu golinho, valendo mais uma vez Marcelo, pois com aqueles centrais não se podia esperar muito descanso.

Uma nota final para mais dois golos de Van Volkswinkel, que se vai afirmando como uma excelente contratação, de resto foi cumprida a missão. Venha o próximo.

Comentários