Entendam-se

Ainda a época não tinha começado quando Luís Duque deu uma entrevista, onde estranhamente se demarcou das habituais criticas às arbitragens, a que todos recorrem quando os resultados desejados não aparecem.

Logo na altura percebi que ele ia ter de morder muitas vezes a língua para não se contradizer, e não demoraram muitos dias para que tal se confirmasse. Avançou então Carlos Freitas para o trabalho sujo, com Godinho Lopes também a pôr alguns os pontos nos is.

Seguiu-se o famoso boicote dos árbitros aos jogos do Sporting, com Duque sempre caladinho e o Sporting demasiadamente civilizado para o meu gosto, até que arrancou a corrida para as eleições da FPF, que ganharam nova importância pelo facto da arbitragem do futebol profissional, voltar para a esfera da Federação.

O Sporting anunciou então o apoio a um candidato que mais ninguém defendeu, enquanto Soares Franco avançou sem o apoio de ninguém, ao mesmo tempo que noutros lados se cozinhavam as grelhas do costume.

Fernando Gomes foi apresentado na Liga como o vencedor anunciado, e depois de se reunir com os Presidentes do Sporting e do Benfica, garantiu o apoio destes dois clubes, algo de difícil compreensão para os sportinguistas, na medida em que Vítor Pereira é o homem apoiado por esta lista para se manter à frente da arbitragem, daí que se compreenda o entusiasmo do Vieira, agora o Sporting.....só se for para não ficar de fora.

Mas eis que as associações, com o FC Porto na sombra, descobrem um novo candidato, que defende a independência da arbitragem e o regresso de Luís Guilherme à liderança do sector, com um tal de Paulo Costa na lista. Vá de retro satanás, ou já se esqueceram do outro boicote.

Surpreendentemente Luís Duque aparece a dar o seu apoio a Carlos Marta e ao amigo Seara, defendendo que o Sporting deve repensar a sua posição e acusando a outra candidatura de ter sido orquestrada num Conselho de Presidentes e apresentada precipitadamente como uma coisa definitiva.

Rapidamente Godinho Lopes veio esclarecer que é ele a única voz que representa o Sporting e o apoio a Fernando Gomes é definitivo, não se coibindo de lembrar que depois do mau começo da equipa, tanto ele como o Carlos Freitas tiveram que vir a público dar a cara pelo grupo, no que pareceu uma indirecta para o silêncio de Duque.

Esperam-se pelos próximos episódios, mas a verdade é que já ninguém percebe nada disto, e mesmo que o Sporting esteja a tentar jogar nos dois tabuleiros, a verdade é que o está a fazer de uma forma muito desajeitada, colocando-se numa posição de subalternidade em ambos os lados, pelo que se está mesmo a ver que vai continuar tudo na mesma, ou seja os dois do costume a serem constantemente beneficiados e o Sporting sempre a levar na cabeça.

Comentários