Até quando?

Desde que João Rocha perdeu várias batalhas com Pinto da Costa, que o Sporting tem sido sistematicamente prejudicado devido à sua falta de poder nos bastidores do futebol português, e depois de um período em que o Clube esteve à deriva, entrou-se na fase que ficaria conhecida como "o projecto Roquete", durante a qual alguns dirigentes leoninos se notabilizaram pela luta contra o chamado "sistema", que foi definido e muito bem, por José Roquete, como "um conjunto de maus hábitos instituídos no futebol português".

Durante anos a fio os dirigentes do Sporting acreditaram que era possível mudar por dentro, o que estava mal nas instituições que gerem o nosso futebol, mas se é verdade que algumas coisas melhoraram, a realidade é que essas mudanças foram lentas e no geral tudo continua quase na mesma, principalmente num sector fundamental como é o da arbitragem.

Assim foi com espanto que há alguns meses atrás ouvi Luís Duque, um homem muito experimentado, a defender os árbitros portugueses e a garantir que não que não se iria escudar nos erros da arbitragem para desculpar os possíveis insucessos da equipa de futebol do Sporting, se eu não conhecesse o Presidente da SAD leonina, diria que ele não sabia onde se estava a meter.

Não foi preciso muito tempo para Luís Duque ter de engolir em seco essas suas infelizes declarações, e teve de ser Carlos Freitas a meter a boca no trombone para criticar as "roubalheiras" do costume, enquanto o Presidente Godinho Lopes apresentava um conjunto de medidas que visavam a melhoria desse importante sector que é a arbitragem, mas que ninguém quis ouvir.

Foi então que os apitadores ainda tiveram o desplante de boicotarem os jogos do Sporting, e como se tal não bastasse, queriam um pedido de desculpas como se os ofendidos fossem eles, é preciso ter muita lata. E aqui diga-se que nem seria preciso lembrar que por muito menos, os dirigentes do Benfica e do Porto já fizeram muito mais barulho, para se dizer que nunca os árbitros se atreveriam a fazer um boicote aos jogos daqueles clubes, pois eles sabem quem manda.

Depois de tudo isto os dirigentes do Sporting mantiveram uma postura de alguma elevação, o que na minha opinião não foi o melhor caminho, pois acho que se deveria ter aproveitado a oportunidade para partir a loiça toda, porque a razão estava inteiramente do nosso lado e argumentos não faltariam para arrasar aquela gente.

O resultado foi que o Sporting continuou a ser desrespeitado jogo após jogo e quase ficou arrumado do campeonato à conta das habilidades dos apitos e bandeirinhas do costume, com nomeações provocatorias, como foi o caso do jogo mais recente.

Pelo caminho ouvi o Presidente Godinho Lopes afirmar que o Sporting queria estar dentro das estruturas do futebol português para contribuir para a mudança por dentro, numa altura em que anunciava o apoio a uma candidatura de Hermínio Loureiro à presidência da FPF, enquanto na Liga já se cozinhava a transferência de Fernando Gomes para a Federação, o que em principio significará que tudo continuará na mesma, inclusivamente Vítor Pereira na arbitragem, que por incrível que pareça o Sporting acaba de apoiar de braço dado com o Benfica. Depois queixem-se.

Ou seja mais de 30 anos a levar na cabeça não serviram de nada e estes dirigentes do Sporting que continuam a acreditar no Pai Natal e a fazer o papel de anjinhos, pelo que vamos continuar a ser desrespeitados e gozados pelos "donos da bola" e seus agentes, e quando acordarem já será tarde de mais, pelo que a única coisa que poderão fazer será assistir à festa dos outros e chorar pelos campeonatos perdidos à conta da mão do Ronny ou do Paraty.

O Sporting não pode ter medo de chamar os bois pelos nomes e de desmascarar a pouca vergonha que se passa na arbitragem. Nesta matéria julgo que agora que o campeonato parou e que acabámos de assistir a um trabalho inaceitável, num jogo em que ainda por cima ganhámos, este é o momento de pegar no exemplo de Bruno Paixão, para demonstrar como funciona esta arbitragem.

Este árbitro teve uma carreira vertiginosa, foi sempre a subir até chegar à 1ª categoria com vinte e poucos anos, e apesar de todas as épocas dar barracas das grandes, conseguiu chegar a internacional. No entanto contam-se pelos dedos das mãos as vezes em que é chamado para arbitrar clássicos, só para dar um exemplo ele nunca arbitrou um derby de Lisboa. Porquê? Obviamente porque os nomeadores não confiam nele e sabem que este artista não tem condições para arbitrar um jogo da 3ª Divisão, quanto mais um grande jogo. Era barraca garantida

Façam um apanhado da carreira deste artista e demonstrem a podridão dos sistema, desmascarando os padrinhos que o levaram aonde ele está, não por mérito mas apenas por compadrios. Não tenham medo porque pior do que eles já fazem não podem fazer.
O que não podemos é continuar a comer e calar. Arrasem os gajos mostrem o que toda a gente sabe, e se eles não quiserem arbitrar mais jogos do Sporting, nós até agredeçemos. Venham árbitros estrangeiros ou da bancada que tanto faz, pior do que estes não vão ser.

Comentários