Rui Patrício e os "cavacos"

Quando há uns dias atrás me interroguei aqui sobre quem seria o próximo eleito dos melhores adeptos do mundo a assobiar, nunca imaginei que a vitima pudesse ser novamente Rui Patrício.

Mas de facto os estes sportinguistas são capazes de tudo, e depois de terem assobiado jogadores como Quaresma, Ronaldo ou Nani, quando eles eram apenas miúdos a dar os primeiros passos de uma carreira que já se previa brilhante, já nada me surpreende.

Mesmo assim Rui Patrício é o caso mais irracional de que há memória. Lançado por Paulo Bento na equipa principal, com apenas 19 anos, para ocupar um dos lugares mais ingratos numa equipa de futebol, uma posição onde habitualmente o auge só se atinge perto dos 30 anos, o miúdo deu alguns frangos, mas em vez de ser apoiado ficou marcado para sempre.

Vá-se lá saber porquê, um grupo de adeptos que tem sempre razão e nunca se engana, proferiram o veredicto final: "Rui Patrício não presta", ao mesmo tempo que elegiam como ídolo, Stojkovic, um guarda-redes que também prometera muito, mas que não evoluíra e espalhara problemas por todo o lado por onde passara, de tal forma que o Sporting nunca o conseguiu vender, nem por apenas um milhão de euros, a quantia que tinha investido nele.

Mas quando Patrício entrava para o aquecimento nas bancadas de Alvalade cantava-se o nome do sérvio, valeu na altura que o Sporting tinha um treinador de grande carácter, e a forte personalidade do miúdo que nunca se deixou abater e de ano para ano continuou a evoluir.

Consta que terá sido Paulo Sérgio a pedir um guarda-redes mais experiente para atacar a época passada, e assim chegou ao Sporting um internacional alemão que foi imediatamente acolhido com grande euforia pelos "cavacos" das bancadas de Alvalade, estava resolvido o problema da baliza leonina.

Hildebrand que era suposto estar no auge de uma carreira que tal como a de Stojkovic prometera muito mas fora sempre a descer, fez apenas 3 jogos oficiais de Leão ao peito, levou 5 golos e não deixou saudades, de tal forma que voltou à condição de desempregado de onde o Sporting o tinha resgatado.

Entretanto Rui Patrício fez uma grande temporada, chegou à Selecção A e no final da temporada era o único jogador do Sporting com valor no mercado, sendo mesmo apontado como um dos candidatos ao lugar deixado vago no Manchester United por Van der Saar.

Sem mais argumentos para bater no ceguinho, os assobiadores viraram-se para outros lados e na verdade não lhes faltava por onde escolher, mas Yannick e Postiga puseram-se a andar, pois nem todos tem o carácter e a determinação do humilde Marrazes, e muito menos pachorra para aturar tanta intolerância que ás vezes chega a ser estupidez.

Estava eu tentando adivinhar para que lado se iam virar os assobios, porque há gente que não consegue viver sem eles, quando Rui Patrício foi pouco prudente em dois lances que na minha opinião foram mal avaliados pelos árbitros de serviço, o que levou Domingos a repreender publicamente o seu guarda-redes, algo que Paulo Bento já havia feito com Stojkovic, o que na altura motivou grandes criticas dos "cavacos", que agora logo aproveitaram para recuperarem o seu velho ódio de estimação.

No último jogo Rui Patrício esteve irreconhecível, talvez tenha feito a sua pior exibição ao serviço do Sporting, foi o suficiente para um grupo de "cavacos" se lembrarem de que tinham razão, e no final do jogo de Vila do Conde desatarem a gritar "nós só queremos o Marcelo a titular".

Quem é o Marcelo perguntarão os menos informados, não interessa respondo eu, o que interessa é destruir o trabalho e a carreira de um jovem formado na nossa Academia, que a tudo tem resistido, evoluindo todos os anos e que ainda tem uma enorme margem de progressão.

O que motivará esta gente? só encontro uma explicação: eles tem sempre razão e nunca se enganam, portanto se disseram que o Rui nunca ia ser um grande guarda-redes está dito e o resto não interessa. O que eles não querem é o Rui na baliza, pode ser o Marcelo, o Timo, o Vladimir ou outro qualquer, o Rui é que não.

Exultam os nossos rivais e a jornalada faz o seu trabalhinho, e nem precisam de se esforçar muito para derrubar a nossa equipa, nós próprios nos encarregamos de o fazer.

Estou convencido que o Marrazes vai continuar a responder-lhes com esforço, devoção e dedicação, que o levarão à glória, provavelmente longe de Alvalade, pois a paciência tem limites, a estupidez é que me parece que não.

Comentários