A primeira convocatória

O Sporting estreia-se amanhã no campeonato nacional de 2011/12, e provavelmente a grande dúvida de Domingos Paciência estará entre apostar no 4x4x2 que trabalhou inicialmente, ou no 4x3x3 que parece ser o desenho tactico destinado para esta equipa, mas que só foi testado nos últimos dias, depois da chegada dos extremos.

Eu apostaria no 4x3x3 que tem de ser oleado o mais depressa possível, até porque o 4x4x2 mostrou algumas fragilidades, mas não me admiraria se Domingos decidisse o contrário.

Para além desta questão central, muitas outras se colocam nesta altura ao técnico leonino, no que diz respeito à disputa pelos vários lugares que estão em aberto. Eu diria mesmo que apenas Rui Patrício, João Pereira, Evaldo, Rinaudo, e Schaars, tem o seu lugar garantido no onze inicial, embora tudo aponte para que Rodriguez e Postiga também venham a ser titulares.

Quanto ao resto e começando pelo centro da defesa, eu apostaria que vai jogar o Carriço, mas também pode ser o Polga. No entanto continua a faltar o tal patrão, até porque o americano já está na linha da frente na corrida pelo lugar de flop do ano.

No ataque se jogarem dois avançados, teremos a dupla Postiga/Rubio, caso contrário tudo indica que jogará o internacional português, mas eu apostava no chileno. Para além disso, neste último cenário deverá entrar André Santos para o meio-campo, embora o Izmailov também possa ser uma opção para um sistema mais ofensivo.

Restam os dois lugares nas alas, que à partida serão discutidos entre Yannick, Capel e Jeffrén. Provavelmente o português será titular, pois os espanhois chegaram mais tarde e ainda não mostraram nada de especial, mas aqui eu não me arrisco a dar palpites, pois tenho muita dificuldade em avaliar o momento de Capel e Jeffrén.

Há ainda a possibilidade de Izmailov jogar na direita, o que na minha opinião será aceitavel e até recomendavel, se opção for o 4x4x2, pois o russo confere outro equilibrio ao meio-campo, com o seu grande sentido táctico, o problema é que ele tem pouco ritmo de jogo.

Para concluir direi que se tivesse que escolher apostava no seguinte onze: Patrício, Pereira, Carriço, Rodriguez, Evaldo, Rinaudo, Santos, Schaars, Jeffrén, Rubio e Capel, mas estou convencido de que pelo menos o Yannick e o Postiga vão jogar de inicio.

Comentários