Insúa e Elias

Carlos Freitas continua imparável de cheques na mão, e com o fecho do mercado à vista o Sporting acaba de fazer mais duas contratações.

Insúa é um lateral esquerdo que vem para competir com Evaldo, uma vez que Turan faz parte da tal bolsa de valores para o futuro, cujo sentido ainda ninguém percebeu muito bem, até porque o Sporting é um Clube formador por excelência.

Não conheço este lateral esquerdo argentino, mas é um jogador internacional, jovem e com margem de progressão, embora tenha sido dispensado do Liverpool. De qualquer forma admito que possa vir a ser uma boa contratação, para uma posição que efectivamente necessitava de ser reforçada.

Elias é um médio todo o terreno, e carrega consigo o peso de ser a mais cara contratação da história do Sporting e o prestigio de ser internacional pelo Brasil, mas não triunfou em Madrid e também foi dispensado. Vem para uma posição que não é propriamente das pior servidas no plantel e onde a concorrência vai ser muito forte, principalmente se o 4x3x3 se confirmar como o principal modelo de jogo adoptado, e portanto ou faz mesmo a diferença, ou a coisa fica preta para ele e para quem o contratou.

Sendo assim até podem ser dois excelentes reforços para a equipa, o problema é que 16 aquisições depois, continuam por resolver as principais lacunas deste plantel, que eram facilmente detectáveis há mais de um ano, e que residem no centro da defesa e na frente do ataque.

Dos dois centrais contratados nenhum tem o perfil do patrão da defesa que o Sporting necessita urgentemente, de tal forma que Onyewu é nesta altura a 4ª escolha para o lugar, enquanto as lesões de Rodriguez obrigaram Domingos a optar pela dupla da temporada passada, com os resultados do costume, mas estou convencido que mesmo com o peruano a jogar as coisas não vão melhorar muito, pois ele não é muito melhor dos que já lá estavam.

Para o ataque foi contratado por mais de 5 milhões €, um ponta de lança holandês que tarda em adaptar-se para justificar o preço do seu passe, enquanto Bojinov não é propriamente um homem de área e parece um jogador acomodado, o que de resto era fácil de perceber, quer num caso quer noutro.

Assim foi Rubio, um jovem chileno que ainda é júnior, quem melhores indicações deu na pré época, talvez tenha sido um achado, mas com o inicio da competição a serio, Domingos optou por Postiga, um jogador que nunca marcou muitos golos e tem algumas dificuldades em jogar sozinho na frente, como se impõe no 4x3x3 preferencialmente utilizado.

Ou seja contratou-se muito, gastou-se uma fortuna, e o treinador já está a chorar por mais reforços pois acertou-se pouco em qualidade e género, assim não tarda nada vai ser preciso mais uma vassoura e muitos cheques.

Comentários