De volta à terra

Cerca de 49 mil sportinguistas responderam à chamada da nova Direcção, numa forte demonstração de fé no Sporting 2011/12 recheado de caras novas e balanceado por algumas boas exibições, nos primeiros jogos de preparação, que geraram este ambiente de confiança talvez excessiva.

O resultado foi uma grande decepção, mesmo para os que como eu, tinham ainda algumas reservas em relação a uma equipa totalmente renovada e com muito trabalho pela frente.

Depois de uma festa muito animada que meteu um leão de verdade e tudo, o Sporting de Domingos Paciência foi surpreendido por um Valência muito determinados principalmente eficaz no aproveitamentos dos espaços dado e dos erros do adversário.

Ao contrário do que se tinha visto até aqui, a dupla Rinaudo/Schaars não funcionou, sendo totalmente surpreendida pela pressão do meio campo valenciano que não deixou o holandês jogar, de tal forma que ele só se viu nas bolas paradas, enquanto o argentino mostrava a sua habitual entrega ao jogo mas falhava passes atrás de passes, criando problemas a uma defesa que jogava muito subida no terreno a fazer lembrar o Sporting de Peseiro que tanto goleava como se deixava surpreender pelo muito espaço que dava nas costas da sua defesa.

Assim Rui Patrício ficou completamente desamparado frente a uma linha de avançados muito rápido que ultrapassavam sem grandes dificuldades a defesa leonina, onde Onyewu se mostrou um jogador muito pesado e lento e sem ritmo de jogo, enquanto Evaldo já começa a ficar marcado pela massa associativa leonina, repetia os erros do passado recente, tal como Carriço que esta época vai ter de dar um salto em frente se não quiser continuar a ser um projecto adiado de jogador.

Com um meio-campo acorrentado e uma defesa de papel, a bola não chegava em condições ao ataque, também porque Izmailov e Yannick nunca conseguiram entrar no jogo, mas mesmo assim Rubio e Postiga lutaram muito, e foram os menos maus de uma 1ª parte assustadora.

No 2º tempo as substituições quebraram como de costume o ritmo do jogo, o que até foi bom para o Sporting que assim se reagrupou e pelo menos conseguiu estancar o afundanço em que se tinha metido.

Foi então a vez de jogadores como Polga, Rodriguez, André Santos, André Martins, Capel, Van Volkswinkel e Carrilo se mostrarem, e para Domingos testar o 4x3x3 que não deu grandes resultados, até porque Luís Aguiar é um dos jogadores mais atrasados em termos de preparação, e já agora de qualidade, digo eu, mas mesmo assim a equipa melhorou um pouco, também porque o Valência baixou de rendimento.

Enfim esta derrota trás de volta à terra os Sportinguistas e mostra a Domingos que há muito trabalho para fazer, a começar logo na defesa que não está muito diferente da da temporada passada, mas passando também pelo meio-campo e pelo ataque, onde há mais por onde escolher mas ainda faltam a rotinas de jogo. Aguardemos então pelos próximos capítulos da construção desta equipa

Comentários