A caminho do 4x3x3

Quando se aproxima o primeiro jogo oficial da temporada, o Sporting voltou a perder frente a um clube espanhol, revelando mais uma vez ainda estar numa fase bastante atrasada na construção da sua nova equipa.

Domingos Paciência voltou a principiar o jogo com uma variante do 4x4x2, desta vez com Schaars mais perto de André Santos, que jogou no lugar de Rinaudo, e com uma nova dupla de centrais que continuou a revelar pouca consistência.

Nas alas estiveram Yannick e Capel, mas parece-me que se a opção for jogar com dois avançados, não se pode entrar com dois extremos puros, pois o meio-campo acaba por ficar em inferioridade, ou então os extremos são obrigados a fazer aquilo que não sabem.

Acho que isso foi claro na 1ª parte: Schaars e Santos sempre em desvantagem, Yannick e Capel como peixes fora de água, Postiga e Van Volkswinkel desamparados, e uma defesa onde continua a faltar um patrão. Ou seja uma equipa muito desligada.

Anteriormente já aqui tinha escrito que o sistema de jogo que Domingos tem utilizado, me parecia o mais adequado para os jogadores disponiveis, mas agora com a contratação de dois bons extremos e a chegada de Carrillo, a coisa muda de figura, pois finalmente há condições para se jogar em 4x3x3.

Foi isso que se viu na 2ª parte, quando Domingos fez entrar mais um médio para o lugar de um dos avançados e passou a jogar com Jeffrén e Carrillo bem adiantados como extremos. A equipa ficou logo mais equilibrada e Rubio mostrou mais uma vez ser um jogador a ter em conta, e talvez seja já o nosso melhor avançado, o que atendendo ao facto de ainda ser junior, é notável. Este miúdo pode ter sido um grande achado.

Com ele e com a alteração táctica, o Sporting melhorou muito e poderia ter chegado ao empate, mas a defesa continua muitro fragil, pois os dois centrais contratados não acrescentam grande coisa a este sector muito debelitado, que voltou a tremer por todos os lados e onde apenas João Pereira parece ser um valor inquestionável.

Penso que este jogo forneceu muitas e importantes indicações a Domingos, mas a verdade é que o novo Sporting ainda está numa fase muito atrasada enquanto equipa, com alguns jogadores completamente fora de forma e outros que só agora estão a chegar, e que podem permitir novas soluções. O problema é que não há muito tempo nem vai haver tolerância quando fôr mesmo a sério.

Comentários