O primeiro esboço

Depois de dois jogos com pequenos clubes holandeses, o Sporting teve o seu primeiro ensaio mais exigente frente ao Ankaraguçu da Turquia e julgo que se poderá dizer que Domingos Paciência apresentou o primeiro esboço daquilo que será a sua equipa para a época de 2011/12.

A táctica escolhida foi o 4x1x3x2, para já alicerçado na defesa da época passada, pois dos reforços para este sector, apenas Onyevu esteva disponível, e mesmo assim só com dois ou três dias de trabalho. No entanto como o grau de exigência deste jogo ainda foi bastante baixo, e a equipa não teve grandes problemas em termos defensivos, apresentando dois laterais que à partida serão titulares indiscutíveis e que tiveram muita liberdade para subirem no terreno, enquanto para os lugares do centro a luta está completamente aberta, mas só com testes mais exigentes será possível tirar conclusões.

No meio-campo já deu para ver a qualidade da dupla Rinaudo/Schaars. O argentino parece ser um jogador “caraça”, incansável na recuperação de bolas e que joga simples, casando muito bem com o holandês, este mais cerebral e com grande dinâmica, tendo tudo para se assumir como o novo patrão da equipa.

Nas alas jogaram Izmailov que garante muita qualidade e uma grande consistência táctica e equilíbrio à equipa, mas que ainda anda à procura da confiança, depois de uma longa paragem que obviamente deixou marcas, e Yannick que na minha opinião não é jogador para este lugar, principalmente quando for necessário ultrapassar equipas muito fechadas que dão poucos espaços, daí que se compreenda a contratação de um verdadeiro extremo esquerdo.

No ataque também está aberta a corrida pela titularidade, mas Postiga voltou a marcar pontos, e quanto aos novos jogadores, Van Wolksvinkel pareceu-me pouco expedito na hora do remate, ao contrário de Rubio, que mesmo jogando no pior período da equipa, foi para mim uma agradável surpresa., principalmente atendendo ao facto de se tratar de um júnior.

Enquanto colectivo a equipa funcionou bem na 1ª parte, tentando pressionar alto e dando excelentes indicações, embora como já se disse, o Ankaraguçu não tenha sido um adversário muito complicado.

Na 2ª parte o jogo foi mais equilibrado, principalmente devido ao desgaste, até porque os turcos já vão mais adiantados na sua preparação, mas também porque as muitas substituições quebraram o ritmo do jogo e a diminuíram a qualidade da equipa que terminou o jogo com muitos jovens em campo, alguns deles ainda juniores. Em relação a esses miúdos gostei da tranquilidade de Ilory e da irreverência de Bruma.

Comentários