Domingos Paciência

Está confirmado, Domingos Paciência será o treinador do Sporting na próxima época, uma escolha bem aceite pela generalidade dos sportinguistas, mas que não me entusiasma particularmente.

Já aqui referi várias vezes que na minha opinião os problemas do Sporting não se vão resolver apenas com a contratação de um treinador. Só para dar um exemplo, direi que estou completamente convicto de que se Vilas Boas tivesse vindo para o Sporting, não teria feito muito melhor do que o Paulo Sérgio.

De qualquer forma é fundamental que o treinador tenha alguma margem de erro, para que as bancadas não o destruam rapidamente, como á frequente acontecer em Alvalade, e aparentemente Domingos conseguiu esse espaço, graças ao excelente trabalho que fez em Braga, sendo que a prova disso é a forma entusiastica como foi recebido no dia da sua apresentação, algo que confesso me surpreendeu.

Por isso eu sempre disse que o Sporting precisava de um treinador com algum prestigio, de preferência estrangeiro, mas na verdade os grandes nomes não estão ao alcance dos nossos bolsos, e sendo assim Domingos acaba por ser uma esclha aceitavel, até porque tem a vantagem de conhecer bem o nosso futebol.

Resta saber se vai ter condições para fazer um bom trabalho, ou se vai ser apenas mais um a ser trucidado pela vocação autodestrutiva que se instalou no Sporting há vários anos, e para a qual todos contribuimos um bocadito.

Sem bons jogadores não há bons treinadores, e sem uma estrutura forte e estável não há equipa que resista, e pelo menos para já não estou a ver nem uma coisa nem outra, por isso se calhar o Domingos tinha feito melhor se tivesse ficado onde estava, e provavelmente se o Salvador não se tivesse precipitado, ele não teria vindo para o Sporting. Mas espero estar enganado.

Comentários