Um debate morno

O debate de ontem foi fraquinho e pouco esclarecedor, embora haja a atenuante de terem sido seis os participantes, mas mesmo assim foi muito morno, o que não quer dizer que eu ansiasse por peixeiradas.

O grande destaque na minha opinião vai para Pedro Baltazar, mas pela negativa. Ele conseguiu estar ao nível, para não dizer pior do que o candidato de quem ninguém espera nada, que pelo menos aproveitou para fazer algumas criticas acertadas. Se dúvidas eu tivesse, fiquei definitivamente convencido em relação este candidato. Ou dá uma grande volta, ou não conta para o totobola.

Godinho Lopes foi como se esperava um verdadeiro saco de pancada, sendo apenas poupado por Baltazar, e na falta de argumentos para se defender, optou simplesmente por não o fazer, uma estratégia inteligente que serviu pelo menos para reduzir o eco das criticas, e minorar os estragos. Está visto que a continuidade aposta tudo no tradicional conservadorismo dos sportinguistas e no prestigio de Luís Duque. Não sei se desta vez vai chegar, parece-me pouco, tal como este candidato.

Os outros três tiveram prestações globalmente positivas. Bruno Carvalho parece-me claramente o melhor preparado, mas às vezes dá-me a sensação que não entrou nisto para ganhar. Sendo o menos conhecido de todos vai ter de mostrar o que tem, para comprovar a sua credibilidade. Assim fico à espera de ver quem são os seus investidores, e principalmente os nomes para o futebol, sendo que nesta área temo que não tenha armas suficientemente fortes para combater um homem como Dias Ferreira, que vai apostar tudo em nomes sonantes.

De resto a candidatura de Dias Ferreira é apenas isso, um desfile de nomes conhecidos, a começar nele próprio, que é uma figura muito mediática. Apesar do seu natural à vontade frente às câmaras, Dias Ferreira esteve um pouco tolhido por um aparente acordo de elevação dentro da discussão, que não lhe deu hipóteses de mostrar a sua emotividade habitual.

Abrantes Mendes tal como Dias Ferreira parece também não ter nada estruturado, aposta claramente na sua figura há muito conhecida como sendo um desalinhado, e também revelou grande à vontade no seu discurso. De qualquer forma julgo que prestaria um serviço ao Sporting se desistisse, até porque com o evidente aproximar de Bruno Carvalho à chamada linha da "picareta", não fazem sentido duas candidaturas nesta área.

Assim nesta altura parece-me que ou Bruno Carvalho apresenta trunfos reais e convincentes, ou então começa a fazer sentido a questão do voto útil em Dias Ferreira.

Comentários