O treinador, um trunfo importante

O nome do futuro treinador do Sporting está na ordem do dia e é sem dúvida um dos trunfos mais importantes da campanha eleitoral em curso, principalmente depois de Dias Ferreira ter elevado a fasquia para o nível de um Frank Rijkaard.

No entanto parece-me claro que os problemas do Sporting não se resolverão de um dia para o outro, só porque se contratou um grande treinador. Antes de mais nada é preciso criar as condições para que esse treinador possa fazer um bom trabalho.

De resto eu já aqui escrevi que tivesse vindo o Vilas Boas para o Sporting, certamente que agora estaria a penar o mesmo que Paulo Sérgio penou, porque em Alvalade ao contrário do que acontece no Dragão, não há aquela cultura de vitória, nem tranquilidade para um treinador desconhecido trabalhar.

Por isso julgo que nesta altura o Sporting precisa de um treinador com prestigio suficiente para pelo menos ter alguma margem de manobra, que lhe permita arrancar em estado de graça. Caso contrário será mais um alvo fácil para a habitual contestação, vinda de umas bancadas saturadas de tantas desilusões.

É claro que um grande treinador não garante vitórias e se não as conseguir acabará por também ser contestado, mas pelo menos ao principio vai ter o beneficio da dúvida da parte dos adeptos.

Assim acho que é aconselhável a aposta num técnico estrangeiro que terá alguns meses para estudar o futebol português enquanto José Couceiro leva a equipa até ao fim deste penoso campeonato.

É que atendendo ao passado recente não me parece aconselhável apostar num português, até porque não estou a ver que nenhum disponível e que dê garantias de não ser mais uma aposta falhada.

Não vou arriscar nomes par além dos já falados Rijkaard, que é sem duvida uma aposta muito ambiciosa, e Zico que não estando ao mesmo nível, também é um nome com prestigio, mas terá de ser sempre alguém nesta linha, pois para desconhecidos mais vale então um português, que nesse caso bem poderia ser o Domingos Paciência, pois daí para baixo nem acredito.

Comentários