O primeiro candidato

Parece que está encontrado o primeiro candidato à Presidência do Sporting Clube de Portugal, nas eleições que se avizinham, o seu nome é José Braz da Silva, e até já teve direito a uma entrevista na TVI.

Para já Braz da Silva marcou pontos, em primeiro lugar porque ao ser o primeiro a entrar em campo, monopoliza as atenções e vai marcando terreno, e depois porque numa altura em que os sportinguistas estão mais do que esgotados do miserabilismo que se vive no futebol leonino de há alguns anos a esta parte, vir falar de 50 ou 100 milhões, entusiasma facilmente.

Apesar disso tudo, muitas duvidas se levantarão acerca da existência desses milhões todos, e a verdade é que Braz da Silva vai ter de explicar essa história do fundo FIFA 2011, muito melhor do que o fez ontem. Eu pelo menos não fiquei minimamente esclarecido, mas pronto o homem não tem experiência enquanto comunicador e estaria naturalmente nervoso.

Para além disso não basta dizer que tem os tais sócios investidores, prontos a avançar com a massa, é preciso dizer aonde estão eles, caso contrário o candidato cairá no descrédito e ficará facilmente debaixo do fogo dos seus oponentes, que certamente nesta altura já estão a estudar este assunto.

Quanto ao resto Braz da Silva revelou-se inteligentemente cauteloso, não entrando no discurso do ataque directo à situação, e nem mesmo em relação às farpas lançadas por José Roquete, reagiu mal. Preferiu antes deixar algumas subtis indirectas. Assim mostrou que não está a dormir, mas não afugentou ninguém.

Revelou ainda bom senso quando afirmou contar com todos os que tem contrato com o Sporting, pois não faria qualquer sentido entrar no Alcochete em Março, e desatar a despedir toda a gente. Quem vier vai ter tempo suficiente para conhecer as pessoas e planear convenientemente a próxima época. A irracionalidade deve ser deixada nas bancadas.

Para já foi muito pouco, mas há tempo para aprimorar o discurso e alargá-lo a outras matérias importantes para os sócios, no entanto o trunfo dele é o fundo, pelo que se não for um trunfo seguro que vai ao fundo é ele.

Comentários