Estabilizar a equipa

Segundo consta por ai, Paulo Sérgio terá dito no final do último jogo, que era sua intenção não mexer muito mais na estrutura da equipa, pelo que depreendo que ele julga ter encontrado aquele que pensa ser o modelo jogo ideal.

Esta parece-me uma boa decisão, pois a equipa precisa urgentemente de estabilizar, mas questão que se coloca é qual será modelo ideal?

Na minha opinião há algumas situações que não podem ser ignoradas, e que evidentemente condicionam as opões a tomar:

1- Liedson sozinho na frente não resulta, e uma vez que Postiga até está a render razoavelmente bem, parece-me evidente que devemos jogar com dois avançados, o que elimina o 4x3x3, e até o 4x2x3x1, isto porque também há que ter em conta o ponto que se segue.

2- Inventar adaptações de jogadores a posições que lhes são estranhas, só para os meter na equipa, não é uma boa solução. Assim Postiga a extremo, ou a 10, é um disparate.

3- Dificilmente Maniche, Pedro Mendes e André Santos podem caber no mesmo onze, a não ser que se recupere o losango, acrescentando um 10 a este trio. No entanto este foi um dos poucos modelos de jogo que Paulo Sérgio não experimentou, ou se o fez, foi muito esporadicamente, pelo que naturalmente não está trabalhado, e assim não poderá ser uma opção válida.

4- Não temos extremos, exceptuando o jovem Salomão, embora Vukcevic e Yannick possam ser adaptados a essa posição, o que praticamente elimina o 4x3x3 das opções viáveis.

Sendo assim resta-nos o 4x4x2 como a única solução, que pode ser utilizado numa versão mais ofensiva, com dois alas de caracteristicas marcadamente de ataque, ou de uma forma mais conservadora, e de certa maneira equilibrada, com um jogador com maior liberdade no apoio aos avançados numa das alas, e outro mais disciplinado tacticamente, que deverá contar com o apoio do seu lateral, e ajudar os dois homens do meio-campo.

Paulo Sérgioexperimentou esse 4x4x2 híbrido, com João Pereira no lado direito do meio-campo, mas quem dava mesmo jeito para tal função, era o Izmailov, embora também me pareça que o Cedric poderia ser uma boa opção para esse lugar.

No entanto pelo que se diz por aí, Paulo Sérgio prepara-se mesmo é para apostar no 4x2x3x1, com Postiga a jogar nas costas de Liedson. Fico á espera para ver os resultados desta opção, mas não acredito muito no seu sucesso.

Para além disso vamos lá ver se a reabertura do mercado nos trará alguma novidade. Paulo Sérgio já confessou que gostaria de ter um pinheiro, que sempre poderá ser útil em determinadas situações, mas estou certo que também não desdenharia um patrão para aquela defesa, que continua a não tranquilizar ninguém.

Seja como for esperemos que o treinador consiga finalmente estabilizar aquela equipa, e partir para uma ponta final de temporada animadora, que pelo menos lhe permita continuar para a próxima temporada, e atingir os objectivos que nos restam.

Comentários