Bruma

Armindo Tue Na Bangna, mais conhecido por Bruma, tem sido apontado como um dos mais promissores jovens jogadores da Academia Sporting. Com apenas 15 anos já havia quem previsse estar ali um novo Cristiano Ronaldo, e a verdade é que tal como este, desde muito cedo que Bruma começou a queimar etapas na sua formação.

No seu primeiro ano de juvenil, já era titular indiscutível da equipa principal do Sporting deste escalão, e jogava na Selecção de sub-17, tendo inclusivamente feito um jogo pelos sub-18. Este ano ainda com idade de juvenil, passou a jogar nos juniores do Sporting, e na Selecção sub-19.

Acabadinho de completar os 16 anos de idade que lhe permitem assinar o seu primeiro contrato profissional, este jovem já está cercado de abutres por todo o lado. São empresários e familiares que vêem ali uma fonte de muito dinheiro, e até alguns adeptos do Sporting que sem o nunca terem visto jogar, já estão com as pedras escondidas atrás das costas, prontos para dispararem em direcção aos seus ódios de estimação, e para utiliza-lo como arma de arremesso nas suas "guerras santas".

Estes casos de aparecimento precoce de grandes talentos não são muito habituais, mas deixam os clubes formadores de mãos quase que completamente atadas, pois estes miúdos são invariavelmente cercados por gente sem escrúpulos e facilmente desencaminhados.

Se Bruma assinar contrato com um clube qualquer que esteja disposto a encher-lhe os bolsos a ele e a quem o rodeia, o Sporting nada poderá fazer. De resto seguramente que o que podia ter sido feito já o foi. Basta ler as noticias que dão conta da vontade do jogador em ficar no Sporting, e de que nos últimos dias o clube tudo tem feito para o manter longe das más influências perante o desespero dessa gente, para se perceber que os dirigentes leoninos estão a fazer o que é possível para resguardar e manter o jovem jogador em Alcochete. Mas a decisão final será sempre dele, e ninguém o pode obrigar a ficar no Sporting.

Uma coisa é certa, mesmo que ele decida ficar, o Sporting vai ter de se chegar à frente com um bom contrato, tal como teve de o fazer há alguns anos atrás com Fábio Paim, com os resultados que se conhecem.

Outro cenário possível é um acordo a três partes, porque os empresários também sabem que de onde saiu este, há mais, e portanto não querem guerras, pelo que o Sporting pode ser colocado perante a inevitabilidade da saída do jogador, e obrigado a aceitar esse acordo, que seria sempre um mal menor do que uma saída apenas compensada pelos custos da formação.

Em suma, os dirigentes do Sporting não serão os melhores do mundo se conseguirem segurar este rapaz, até que ele chegue à nossa equipa principal para ser assobiado pelos nossos maravilhosos adeptos, entusiasmados com a contratação de alguma vedeta feita à pressa, antes de o venderem por alguns bons milhões, nem os maiores incompetentes do universo, se o deixarem escapar a troco de pouco mais do que nada, ou mesmo de uma quantia jeitosa, para um jogador de 16 anos que joga na equipa de juniores.

Diga-se ainda que a avaliação de jogadores nestas idades está longe de ser um trabalho fácil. Muitos são aqueles que prometem imenso e não dão nada, enquanto há outros em quem poucos apostavam, e que acabam por se fazerem grandes jogadores.

Portanto este Bruma que terá indiscutivelmente muito talento, tanto poderá vir a ser um novo Cristiano Ronaldo, como simplesmente outro Fábio Paim, ou até apenas mais um bom jogador, ou mesmo só mediano. Só o tempo o dirá, e tal como a sua decisão de ficar ou não no Sporting, isso dependerá essencialmente dele, e da sua capacidade de aguentar a pressão deste mundo da bola.

Comentários