No bom caminho

Paulo Sérgio apostou na equipa que deu a volta na Dinamarca e parece-me que está encontrado o modelo de jogo ideal para este plantel, que não é o 4x4x2 clássico, nem o 4x3x3 ou o 4x2x3x1, eu chamar-lhe-ia antes um 4x4x2 híbrido, porque também não é bem o losango, pois neste sistema Valdés aparece encostado ao lado direito, enquanto Maniche apenas descai ligeiramente para a esquerda, deixando para Evaldo a missão de fazer a ala, o que poderá também ser feito ao contrário com João Pereira na direita e Valdés ou Vukcevic na esquerda.

O resultado é uma equipa equilibrada em todos os sectores como se viu ontem na Figueira da Foz, onde o Sporting mandou do primeiro ao ultimo minuto do jogo, apenas permitindo à Naval algumas investidas quando após o terceiro golo a equipa desligou o motor por alguns instantes.

A única surpresa no onze escolhido foi a presença de Abel no lado direito da defesa, o que acabou por ser um merecido prémio para o nº 78, depois da sua boa exibição na Dinamarca. De resto o meio- campo com Matias Fernandez no seu lugar, ganha criatividade e equilíbrio, enquanto Yannick Djaló com liberdade no ataque, ganha outra dimensão e dá o apoio a Liedson que este precisa, numa altura em que o "levezinho"confirmou a sua subida de forma regressando aos golos.

Foi assim que o Sporting conseguiu ontem uma vitoria tranquila, indiscutivel e merecida, realizando uma exibição agradável e muito equilibrada, assumindo o comando desde o inicio do jogo, que soube controlar depois de chegar ao golo, e matar quando a Naval teve de se abrir, demonstrando que a equipa está no bom caminho, e tem tudo para melhorar, porque ainda há jogadores importantes de fora, e provavelmente mais um para chegar.

Agora resta aguardar pela confirmação desta evolução, e esperar que o trabalho desenvolvido continue a dar frutos, melhorando a mecanização do sistema. Para já as indicações deixam-me animado e cada vez mais confiante nas capacidades de Paulo Sérgio.

Comentários