Um jogo elucidativo

Paulo Sérgio conheceu ontem a sua primeira derrota enquanto treinador do Sporting num jogo que pôs a nu todas as fragilidades deste plantel que mantém os mesmos problemas do passado recente e até agora não foi devidamente reforçado.

A defesa com o "velho" Polga continua a ser um passadouro, principalmente quando a bola viaja pelo ar, resta saber se Torsiglieri ou Nuno André são mesmo melhores do que Tonel, enquanto do lado esquerdo Evaldo terá de render muito mais para justificar os 3 milhões gastos na sua contratação.

Este meio campo com quatro jogadores, dois dos quais nas alas, não me parece uma grande solução, principalmente quando os flanqueadores tem pouca capacidade defensiva, como´são os casos de Vukcevic, Yannick ou Salomão. Para jogar desta maneira é preciso outro tipo de jogadores, como Izmailov ou Veloso, que se for trocado por Drenthe não será mau negócio.

Para além disso este sistema exige muito esforço aos dois homens do meio, e se André Santos tem demonstrado fôlego para dar e vender, Maniche já não tem pedalada para tantas correrias, e Pedro Mendes não me parece ser suficiente para resolver o problema.

No ataque falta tudo o que Liedson representa, ou seja agressividade e capacidade de finalização, resta saber quanto mais tempo vai durar o levezinho, e quem será o tal avançado de caracteristicas diferentes que o treinador aguarda, mas que continua a ser um segredo bem guardado.

A outra alternativa ensaiada é um 4x3x3 onde já podem caber jogadores como Maniche, Matias Fernandez, Valdés ou Yannick, mas continua a faltar alguém para correr atrás da bola no meio campo, porque o futebol ambicioso e pressionante idealizado por Paulo Sérgio só pode funcionar se lhe derem jogadores com qualidade para o interpretar.

Comentários