E viva la España!

O Mundial da África do Sul terminou com a vitória da Espanha, que na minha opinião foi sem dúvida a melhor equipa da prova, embora tenha passado por alguns momentos difíceis, principalmente no jogo com o Paraguai, e até na Final, quando Robben teve duas grandes oportunidades para fazer um golo que poderia ter mudado tudo, mas que Casillas evitou com alguma sorte.

Há também que reconhecer o mérito desta Holanda que fez um percurso irrepreensivel, mas que não teve argumentos para esta grande Espanha, que viveu o seu momento mais alto quando submeteu a Alemanha a um verdadeiro bailarico, vulgarizando uma Selecção que na minha opinião foi um pouco sobrevalorizada.

Parece-me assim que o balanço final deste Campeonato do Mundo foi muito positivo, com as equipas que apostaram no futebol de ataque, no colectivo e na alma dos seus jogadores, a sobreporem-se às selecções defensivas, sem garra e às grandes figuras, que passaram ao lado da competição.

Finalmente mais uma vez ficou claro que hoje com as tecnologias disponíveis, seria muito fácil evitar alguns atropelos à verdade desportiva que os árbitros, involuntariamente ou não, continuam a cometer. Resta saber até quando os donos do jogo vão continuar a resistir às inevitáveis mudanças.

Comentários