Mundial 2010

Depois de uma primeira ronda decepcionante, as equipas foram obrigadas a fazer pela vida e o nível dos jogos subiu, embora sem atingir grande espectacularidade, mas a emoção esteve presente em muitos jogos, confirmando-se quase todas as minhas primeiras impressões.

A grande surpresa e maior decepção foi a Itália, que acabou em último lugar de um grupo aparentemente fácil, onde até a Nova Zelândia se poderia ter qualificado, acho que esta ninguém se atreveria a prever.

O melhor futebol veio da Argentina e da Espanha, mas este Brasil é uma equipa muito equilibrada e a Holanda será um forte candidato intrometer-se entre os favoritos, sem esquecer as selecções sul americanas como o Paraguai, o Uruguai e o Chile, que também tem estado muito bem.

Gostaria de destacar aqui como nota positiva o jogo Uruguai-México no qual o empate chegava para os dois, mas apesar disso ambas equipas apresentaram um futebol positivo o que só lhes ficou bem.

Pela negativa e em oposição esteve a Grécia, que apesar de precisar ganhar entrou com 5 defesas e 3 trincos, apostando apenas em manter o zero zero, e à espera que o resultado do outro jogo lhes fosse favorável, pelo que mereceram inteiramente o bilhete de regresso a casa, mostrando mais uma vez porque é que são considerados o pior campeão da história destes grandes torneios como são os Mundiais e Europeus.

Outro caso idêntico foi o da Suíça que quando precisou de jogar para ganhar, só não perdeu porque do outro lado estava uma equipa como as Honduras, mas teria sido um crime lesa futebol se o Chile tivesse ficado de fora por causa de um dia de sorte como foi aquele em que os suíços ganharam à Espanha.

Agora seguem-se os oitavos de final com um escaldante Inglaterra-Alemanha, o mais equilibrado dos oito jogos desta ronda onde estão duas selecções com condições para irem longe, embora o Estados Unidos-Gana também possa ser considerado um jogo de 50/50, ao contrario dos outros seis jogos, onde há um favorito, mas também costuma haver sempre surpresas, esperemos que seja Portugal o protagonista da próxima.

Comentários