Ser treinador do Sporting

Ser treinador não é seguramente um trabalho fácil, mas desempenhar tais funções no Sporting é uma missão duplamente complicada, pois para além de se ter de enfrentar uma imprensa hostil e tendenciosa, há ainda que aturar uma massa de adeptos do mais exigente e intransigente que pode haver.

Diga-se que já há muito tempo que o Sporting deixou de ser um Clube capaz de atrair os grandes treinadores, e o último consagrado que passou por Alvalade foi Bobby Robson, que curiosamente foi também um dos que acumulou piores resultados.

Nos últimos anos as apostas tem alternado entre jovens portugueses em ascensão, ou estrangeiros de segunda linha, e ás vezes piores, com um ou outro português mais experiente, mas nem mesmo aqueles que conseguiram alguns títulos, tiveram margem de manobra para prosseguir o seu trabalho, porque ás campanhas da imprensa, sempre se juntaram as vozes de um grupo de adeptos que não descansa enquanto não vê sangue.

Só para me referir a alguns dos últimos, lembro-me que Boloni até conquistou a "dobradinha", mas depressa passou a ser uma besta. Peseiro levou a equipa a uma Final europeia, mas como ficou pelo quase foi completamente destruído. Paulo Bento sobreviveu quatro anos ganhando quatro Taças, fora as que lhe roubaram, mas nunca teve paz.

O caso mais recente é o de Carvalhal, um técnico contratado a prazo, para levar o barco até ao fim desta época, que enquanto não foi descartado, foi achincalhado por todos, mas bastou que o Sporting anunciasse que ele não seria o treinador da próxima época, para passar a ser um pobre mártir injustiçado pelos mauzões dos dirigentes leoninos.

Paulo Sérgio é o senhor que se segue, e já começou a levar na cabeça. Já li que o seu currículo é ter eliminado esta época o Benfica da Taça de Portugal, e gostar de toiros, e já se percebeu que não vai ter muita margem de manobra nas bancadas de Alvalade, sempre repletas de gente que sabe muito de futebol, para além do grande jeito que têm para assobiar . Portanto ou ele começa rapidamente a apresentar serviço ou será apenas mais um para queimar.

Ou seja precisávamos mesmo era dum milagreiro tipo Mourinho, se bem que esse até já foi impedido de entrar em Alvalade, e se o Sporting jogasse como o Inter ontem jogou estava bem lixado. Ou então de um Jesus, do qual também li coisas lindas quando se falou que poderia ser uma hipótese para o Sporting.

Comentários