Novas mexidas

Depois de sete vitorias consecutivas que criaram a ilusão de que a equipa estaria no bom caminho, veio a derrota em Braga, e uma humilhante goleada no Porto, que tornam inevitáveis novas mexidas no onze de Carvalhal.

Para os impedimentos de Carriço e Izmailov abrem duas vagas, que devem ser ocupadas por Polga e Vukcevic, ou Matias Fernandez, mas também Adrien e Saleiro tem os seus lugares em perigo, até porque Pedro Mendes e Sinama Pongolle foram dois investimentos do mercado de Inverno e precisam de jogar para readquirir o ritmo competitivo que lhes falta.

Eu faria ainda mais uma alteração, retirando Grimi da equipa e fazendo recuar Miguel Veloso para a posição de lateral esquerdo. Em primeiro lugar porque o argentino tarda em acertar o passo, e é um jogador marcado que não terá muito ambiente para jogar em Alvalade, depois porque penso que Veloso não encaixa bem neste meio-campo disposto em 1x3, faltando-lhe capacidade para flanquear o jogo, e finalmente porque assim abria mais uma vaga no sector intermédio, o que iria permitir a entrada na equipa de um jogador que acrescenta talento como é Matias Fernandez, simultâneamente com Vukcevic que pode abrir o jogo à esquerda, condição que me parece fundamental para estes confrontos com equipas mais pequenas, sendo que depois com o regresso de Izmailov, passará a haver várias opções para a disposição deste meio-campo.

Há apenas que convencer Miguel Veloso que esta também pode ser uma boa oportunidade para ele, uma vez que a posição de lateral esquerdo é sem dúvida aquela em que ele mais facilmente poderá entrar na Selecção de Queirós.

De qualquer forma este será um jogo muito interessante, onde o Sporting necessita de ganhar para recuperar alguma moral, numa altura em que se aproxima mais um exame importante, ainda por cima frente ao Benfica, e talvez esta Académica com uma nova mentalidade até seja o adversário ideal para este momento complicado para o Sporting de Carvalhal.

Comentários