A reformulação do plantel

Com o aproximar da reabertura do mercado chovem os rumores em relação a possíveis reforços para o Sporting na nova versão de Carvalhal, segundo a qual o 4x4x2 em losango passou à história, sendo agora substituído por uma serie de variantes que implicam que Liedson passe a jogar mais fixo na área, e uma maior utilização das faixas laterais nas acções de ataque.

Estas alterações só por si justificam algumas mexidas no plantel, onde agora sobram avançados, pelo que a dispensa de Caicedo se afigura como praticamente certa, e até Saleiro não está seguro podendo voltar a ser emprestado, da mesma maneira que parece inevitável a entrada de um médio/extremo esquerdo, que possa libertar Miguel Veloso de uma missão para a qual não está minimamente vocacionado, e constituir alternativa a um Vukcevic que com Carvalhal até começou por ser utilizado no lado direito do ataque.

Para além disso o facto do Sporting agora poder jogar com o chamado duplo pivot no meio campo, deverá implicar a entrada de mais um jogador para esse lugar, para o qual só há três alternativas.

Finalmente na defesa também se prevêem mexidas, pois sobram opções para o lado esquerdo, daí que seja provável o regresso de André Marques ao rol dos emprestados, podendo ser substituído por um central de caracteristicas diferentes daqueles que existem no plantel, embora na minha opinião a prioridade deveria ser a contratação de um lateral direito.

Há ainda um guarda-redes a mais, e toda a gente sabe qual é, daí que seja necessário encontrar um clube para Stojkovic, para que ele possa jogar e quem sabe se ainda será possivel recuperar o milhão de euros que foi enterrado neste artista.

Quanto a nomes Carvalhal já disse que primeiro há que avaliar os jogadores existentes, e só depois é que se avançará para o mercado. Assim Rabiu tem treinado com o plantel principal numa altura em que ainda está por resolver a questão da renovação do seu contrato, Wilson Eduardo e Owusu foram chamados aos treinos, e diz-se que André Santos poderá regressar já em Janeiro. Vamos ver se Carvalhal também quer deixar a sua marca na área do lançamento de jovens da Academia, o que tem sido uma constante nos últimos tempos. Aposto que pelo menos um destes miúdos vai ter a sua oportunidade, talvez o médio que está em Leiria seja o melhor colocado, não só pela posição em que joga, como também devido ao seu trajecto.

Em relação aos nomes de que se fala como possíveis reforços, o mais sonante é sem dúvida Danny, pois Bajrami, Hyson e Mexer são praticamente desconhecidos, mas também esta a ser testada a capacidade da nova estrutura do futebol leonino, em manter estas movimentações fora das páginas dos jornais, o que não deixa de ser importante. Vamos ver se saí alguma surpresa agradável para animar as hostes leoninas.

Comentários